Aviação

Latam suspende voos diretos entre Recife e o Rio de Janeiro a partir de 25 de março

A partir dessa data, passageiros precisarão fazer conexão em São Paulo ou Brasília

Publicado em: 22/02/2018 19:52 | Atualizado em: 22/02/2018 20:20

Atualmente, a companhia possui duas frequências diárias entre a capital pernambucana e a capital fluminense. Foto: Latam Airlines/Divulgação
A companhia aérea Latam anunciou que vai suspender, a partir do dia 25 de março, os voos diretos entre o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro-Galeão – Antônio Carlos Jobim. Com isso, os passageiros que precisarem utilizar a rota precisarão fazer uma conexão em Brasília ou São Paulo (via Guarulhos ou Congonhas). A decisão também vale para outras capitais do Nordeste, a exemplo de Salvador e Fortaleza.

A empresa não detalhou os motivos que levaram à suspensão. Por meio de nota, informou que os passageiros com bilhetes já emitidos, assim como as agências de viagens, estão sendo comunicados. “A Latam Airlines Brasil segue atenta às necessidades dos clientes para iniciar, ampliar ou adequar as suas operações, e os voos são constantemente avaliados conforme a demanda de cada região”. Atualmente, a companhia possui duas frequências diárias entre o Recife e o Rio de Janeiro. Quando a rota for suspensa, os passageiros poderão optar pelas oito frequências diárias entre a capital pernambucana e São Paulo (sendo sete via Guarulhos e uma por Congonhas, esta última a ser criada após o dia 25 de março) ou pelas três frequências conectando à Brasília.

“No momento isso não impactará o desempenho do Recife como destino. Nos últimos anos, nos consolidamos como a principal capital do Nordeste em conectividade aérea”, disse o secretário executivo de planejamento turístico do estado, João Vinícius Figueiredo, lembrando que no ano passado a capital pernambucana ganhou dois novos voos para o Aeroporto Santos Dumont, também na capital fluminense. Em 2017, a rota operada pela Latam movimentou cerca de 222,7 mil passageiros, segundo a Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE): foram 108,6 mil no trecho Rio/Recife e 114,1 mil no trecho Recife/Rio.

Participação
Ainda de acordo com a Setur-PE, os passageiros oriundos do Rio de Janeiro estão em segundo no ranking de desembarques no Aeroporto do Recife. Em dezembro do ano passado eles foram responsáveis por 13,1% do total de visitantes que vieram ao estado, e estão atrás apenas de São Paulo, que detém uma participação de 37,5%. Considerando os voos de todas as companhias aéreas, em 2017 foram 479,6 mil desembarques de passageiros vindos da capital fluminense. O total de passageiros que embarcaram no Recife com destino ao Rio no mesmo período foi de 461,3 mil.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL