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Centro de Conexões Aeroporto do Recife terá novo terminal de passageiros, se for a escolha para o Hub As exigências de infraestrutura foram apresentadas nesta terça (15) e dependem da área da Aeronáutica para viabilizar o Hub. Cessão do terreno ainda está em análise

Por: André Clemente - Diario de Pernambuco

Publicado em: 15/10/2015 20:20 Atualizado em: 15/10/2015 20:36

Área da base militar é condição essencial para um terminal exclusivo da Latam. Cessão está em análise Crédito da foto: Alcione Ferreira/DP
Área da base militar é condição essencial para um terminal exclusivo da Latam. Cessão está em análise Crédito da foto: Alcione Ferreira/DP
A área do Aeroporto internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre vai duplicar caso seja o escolhido para receber o investimento bilionário que a Latam (fusão das companhias aéras LAM e TAM) planeja no Nordeste. As condições de infraestrutura foram apresentadas pela consultoria Arup nesta quinta-feira (15) a representantes dos três estados concorrentes. Nenhum deles atende a demanda operacional de um hub e as sugestões estruturais foram pontuadas. No caso da expansão do Recife, é necessária a garantia de cessão da área hoje utilizada pela base militar. Ainda que indicativos políticos tenham garantido a cessão, A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que esse assunto ainda está em análise pelo Comando da Aeronáutica.

O secretário de Desenvolvimento econômico de Pernambuco, Thiago Norões, pós-reunião com representantes da consultoria e da Latam, destacou que as sugestões são executáveis. "Vamos nos aprofundar nos estudos, incluir as equipes nesse processo e responder à empresa com todas as resoluções para avançarmos na preferência", pontuou. "A solução de um novo terminal, exclusivo para a demanda da TAM, nas proporções do que já operamos muito bem atualmente é perfeitamente viável. Nenhuma aeroporto atende a demanda futura de um hub. O investimento acontecerá e vamos apresentar a viabilidade para nos deixar ainda mais na frente", complementou.

De acordo com a Latam, como se trata de um investimento futuro, a sugestão já inclui padronização à dinâmica global de pistas, com possibilidade de operar 40 aeronaves por dia. Em 2038, o número de passageiros deverá chegar a 3,2 milhões por ano.

De acordo com o secretário de Turismo e Lazer do estado, Felipe Carreras, que participou da apresentação do relatório, em Brasília, é a validade dessa cessão que o governo do estado vai buscar para dar segurança à empresa. “Pelo levantamento apresentado, a infraestrutura que a TAM demanda é completamente executável. Precisamos da liberação da área da base aérea e do parque de materiais para o futuro terminal, que será exclusivo da TAM, inclusive com acesso próprio. Vamos fazer o dever de casa para aprovar com velocidade essas pendências e as devidas licenças para apresentar ao grupo”, destacou.


Veja as solicitações em cada Aeroporto:

Em Fortaleza, a Arup recomenda a expansão orgânica do terminal existente, com aumento da área de terminal e a construção de um píer em continuidade ao terminal atual.

Em Recife, a opção apontada pela Arup é a construção de um novo terminal do lado da pista que fica oposto ao terminal atual, o que vai requerer a liberação da área hoje ocupada pela base militar.

Em Natal, a recomendação da Arup é seguir com a ampliação já prevista no Plano Diretor (Master Plan) do aeroporto, executando a expansão orgânica do terminal existente, com aumento da área de terminal e construção de um píer em continuidade ao terminal atual.


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