Diario de Pernambuco
Busca

EXPLORAÇÃO ESPACIAL

Nasa e SpaceX lançam foguete para missão espacial de longa duração

Três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo decolaram da Flórida com destino à Estação Espacial Internacional nesta segunda

Publicado em: 04/03/2024 18:25


A Nasa e a SpaceX lançaram um foguete com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo rumo à Estação Espacial Internacional (foto: Divulgação/Nasa)
A Nasa e a SpaceX lançaram um foguete com três astronautas norte-americanos e um cosmonauta russo rumo à Estação Espacial Internacional (foto: Divulgação/Nasa)

A agência espacial norte-americana (Nasa) e a empresa SpaceX lançaram, nesta segunda-feira (04), o foguete Falcon 9 com três astronautas dos Estados Unidos e um cosmonauta russo. Eles decoloram da Flórida (EUA) rumo à Estação Espacial Internacional para uma missão de longa duração que vai durar seis meses. 

 

Segundo a Nasa, a equipe vai conduzir novas pesquisas científicas para se preparar para a exploração além da órbita baixa da Terra. Os experimentos incluem o uso de células-tronco para criar modelos organoides para estudar doenças degenerativas, os efeitos da microgravidade e da radiação UV nas plantas em nível celular, além de testar se o uso de algemas de pressão nas pernas poderia prevenir mudanças de fluidos e reduzir problemas de saúde em astronautas. 

 

 

Veja o lançamento:

 

 

 

“Quero agradecer pessoalmente à tripulação pelo seu trabalho e pelo sacrifício que fizeram do seu tempo para treinar e estar prontos para esta missão. A missão da Crew-8 irá promover a compreensão de como os humanos aprendem e se comportam no espaço e como os seus corpos respondem, e é tudo fundamental para a nossa exploração lunar. Precisamos que tudo isso se junte para entender como as pessoas, as tecnologias e os sistemas se comportarão quando partirmos em missões de longa duração", disse o administrador associado da Nasa, Jim Free.

 

Os tripulantes da missão são os astronautas da Nasa Matthew Dominick, que é o comandante, o piloto Michael Barratt, a especialista em missões Jeanette Epps e o cosmonauta russo Alexander Grebenkin.

 

"A Crew-8 permanecerá a bordo da Estação Espacial Internacional até meados de agosto, realizando mais de 200 experimentos em ciência e pesquisa, desenvolvimento de tecnologia e comercialização de órbita baixa da Terra", explicou Joel Montalbano, gerente de programa da Nasa.

 

Essa é a oitava missão espacial promovida pela empresa de tecnologia e exploração espacial SpaceX, fundada pelo bilionário Elon Musk, em parceria com a Nasa.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL