Diario de Pernambuco
Busca

NATUREZA

Novo dinossauro é encontrado em ilha britânica

Publicado em: 12/08/2020 14:08 | Atualizado em: 12/08/2020 14:28

Imagem criada pelo computador pra demonstrar como seria a criatura (Foto: Trudie Wilson)
Imagem criada pelo computador pra demonstrar como seria a criatura (Foto: Trudie Wilson)

Estudiosos da Paleda Universidade de Southampton, localizada no Reino Unido, suspeitam que quatro ossos descobertos ano passado na Ilha de Wight, na costa sul da Inglaterra, são uma nova espécie de dinossauros terópode. As estruturas ósseas foram encontradas em uma praia chamada Shanklin.

Segundo os estudos, o dinossauro viveu no período Cretáceo, 115 milhões de anos atrás, e acredita-se que ele tivesse até 4 metros de comprimento. Ele foi denominado como Vectaerovenator inopinatus e pertence ao grupo de dinossauros que inclui o Tyrannosaurus rex e os pássaros modernos.

O nome dado faz referência aos grandes espaços de ar encontrados em alguns dos ossos no pescoço, costas e caudas; sendo uma das características que ajudaram os cientistas a identificarem suas origens terópodes.
Localização dos ossos (Foto: Darren Naish)
Localização dos ossos (Foto: Darren Naish)

Segundo a Universidade de Southampton, esses sacos de ar eram extensões do pulmão e provavelmente ajudavam a "alimentar um sistema respiratório eficiente, ao mesmo tempo que tornavam o esqueleto mais leve".

Chris Barker, que liderou o estudo da Universidade de Southampton, declarou que os cientistas ficaram "impressionados com o quão 'vazio' este animal era". "Ele era repleto de espaços aéreos."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL