Diario de Pernambuco
Busca

PESQUISA

Instituto no Reino Unido desenvolve tratamento para Covid-19 com sangue de lhama

Publicado em: 15/07/2020 18:26 | Atualizado em: 15/07/2020 18:39

 (Foto: AFP PHOTO/Cris Bouroncle)
Foto: AFP PHOTO/Cris Bouroncle
O Instituto Rosalind Franklin, no Reino Unido, está desenvolvendo uma terapia inovadora contra a Covid-19. Os pesquisadores vem trabalhado em anticorpos produzidos especialmente para o tratamento da doença, usando sangue de lhamas como base.

Segundo o estudo, publicado, na revista científica Nature Structural and Molecular Biology, o "coquetel de anticorpos" pode começar a ser testado em testes clínicos dentro de alguns meses.

As lhamas foram os animais escolhidos para o exprimento pois seus anticorpos são relativamente pequenos e muito mais simples que os anticorpos do sangue humano. Dessa forma,  eles podem ser "redesenhados" no laboratório, ajudando a "desativar" o coronavírus sem seres humanos. 

O diretor do Instituto Rosalind Franklin, James Naismith, responsável pela pesquisa, explica que a estratégia é como fazer uma chave que se encaixa na "fechadura" do coronavírus.

"Com os anticorpos da lhama, temos chaves que não funcionam - elas chegam à fechadura, mas não giram. Então, pegamos essa chave e usamos a biologia molecular para polir partes dela, até fazermos uma chave que se encaixe", descreve. 

Os anticorpos fazem parte do que é conhecido como sistema imunológico adaptativo; são moléculas que essencialmente se transformam em resposta a vírus ou bactérias invasores.

"Então, se você for reinfectado", explica Naismith, "seu corpo procurará por qualquer [partículas de vírus] com anticorpos presos ao seu redor e as destruirá".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL