Diario de Pernambuco
Busca

Descoberta

Nova espécie de tubarão é encontrada nas profundezas do Atlântico

A espécie é considerada uma das mais antigas do planeta, superando os próprios dinossauros

Publicado em: 26/02/2018 12:56

Diante da descoberta, identificou-se que há ainda duas espécies bem semelhantes. Foto: MarAlliance/Facebook (Foto: MarAlliance/Facebook)
Diante da descoberta, identificou-se que há ainda duas espécies bem semelhantes. Foto: MarAlliance/Facebook (Foto: MarAlliance/Facebook)


Uma nova espécie de tubarão foi encontrado por uma equipe internacional de biólogos marinhos liderada por Toby Daly-Engel, do Instituto de Tecnologia da Flórida. A espécie, de gênero Hexanchus, é rara e normalmente habita nas áreas mais profundas do oceano. 

Denominado de "Tubarão de seis guelras",  o animal se assemelha a espécie que vivem no Oceano Índico e Pacífico, por isso, durante muito tempo comparações genéticas vinham sendo feitas pela equipe de pesquisa. A resolução foi publicada no jornal Marine Biodiversity.

"Nós monstramos que os tubarões de seis guelras no Atlântico são realmente muito diferentes daqueles nos oceanos Índico e Pacífico em nível molecular, a ponto de serem obviamente duas espécies distintas, apesar de parecerem similares a olho nu", comentou a bióloga Toby Daly-Engel, em entrevista ao jornal. 

A descoberta auxiliará na proteção da espécie que, segundo os dados divulgados, é uma das espécies mais antigas do planeta, com ancestrais datados em 250 milhões de anos, mais antigos que os dinossauros. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL