Digital Digital Digital Digital
Notícia de Ciência e Saúde
Planeta Vermelho Robô da Nasa flagra pôr do sol em Marte Nos últimos anos, Marte vem sendo explorado por espaçonaves, que investigam a possibilidade de vida no local

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 22/08/2017 10:21 Atualizado em:

Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Imagens espetaculares do pôr do sol de Marte foram flagradas pelo robô Curiosity da Nasa. O Planeta Vermelho, como geralmente é conhecido, é o segundo menor do Sistema Solar, com características que lembram bastante a Terra. Nos últimos anos, Marte vem sendo explorado por espaçonaves, que investigam a possibilidade de vida no local.

Em 2012, foi a vez do Robô Curiosity da Nasa explorar o ambiente marciano. A ideia era investigar seu clima e geologia, buscando condições ambientais favoráveis para suportar vida microbiológica. O veículo espacial foi projetado para mover-se na superfície terrestre, capaz de fotografar a área, além de testar as condições físicas do local.

As fotografias capturas na última noite pelo robô mostram, além do pôr do sol, regiões mais altas do Monte Sharp, região montanhosa do Planeta Vermelho. Entre as descobertas realizadas, destaca-se que o seu cume e as planícies que estão ao seu redor são ricas em minerais de argila. De fato, algumas alteraçoes na cor das fotos precisou ser feita para que os geólogos interpretassem as rochas de maneira adequada.

Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS

Outro click que chamou a atenção dos internautas foi uma selfie do robô coletando amostras da perfuração de uma rocha chamada “Buckskin”.

Foto: NASA/JPL-Caltech/MSSS