Diario de Pernambuco
Busca
Inovação Engenheiro inventa termômetro que envia mensagem quando febre aumenta Desenvolvido no Recife, termômetro pode enviar mensagens, via wi-fi, com smartphones e tablets

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 19/08/2016 14:35 Atualizado em: 19/08/2016 13:39


Com a proposta de diminuir, principalmente, a angústia dos pais para monitorar a febre dos filhos, o termômetro LoTherm, desenvolvido no Recife, é um equipamento que monitora constantemente o nível de febre e pode avisar em casos de variação de temperatura. Para isso, o aparelho envia, a cada minuto, a temperatura do paciente para um aplicativo instalado em smartphones e tablets.

A medição da temperatura acontece através de uma braçadeira, que pode ficar presa ao paciente por longos períodos. A braçadeira também possui um alarme capaz de alertar os pais caso haja alguma falha na transmissão ou aumento inesperado da temperatura. os desenvolvedores também visam o uso dessa tecnologia como aliada do poder público. No futuro, caso seja usado em larga escala, o Iotherm também poderá ser alertar para a detecção de epidemias, mostrando a quantidade de pessoas que estão com febre, e sua intensidade, numa mesma região.

O equipamento foi desenvolvido pelo Engenheiro Biomédico pernambucano Hatus Wanderley e a estimativa é que chegue ao mercado já no primeiro semestre de 2017. Atualmente, há uma lista de espera para interessados em testar o produto, que deve custar aproximadamente R$ 150 reais para o consumidor final.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL