Dieta Estudo afirma que adoçantes artificiais aumentam o apetite Apesar de ser consideravelmente menos calóricos, os substitutos do açúcar causaram o aumento de peso nos animais testados na pesquisa

Por: Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/07/2016 09:02 Atualizado em: 14/07/2016 09:21

Um estudo recente realizado pela Universidade de Sydney conseguiu relacionar o consumo de adoçantes aritficiais ao aumento de apetite. Segundo a pesquisa, os adoçantes afetam a área do cérebro que estimula a fome e pode incentivar o consumo de mais calorias.

Apesar de ser consideravelmente menos calóricos, os substitutos do açúcar causaram o aumento de peso nos animais testados na pesquisa. "Depois da exposição crônica a uma dieta com adoçante a base de sucralose, vimos que os animais começaram a comer mais", afirmou o professor Greg Neely, da Universidade de Sydney, à rádio alemã Deutsche Welle.

"Descobrimos que dentro do cérebro, a sensação de doce é similar ao do conteúdo energético. Quando se perde o equilíbrio entre o doce e a energia por certo período de tempo, o cérebro calibra novamente e aumenta o total de calorias consumidas", explicou.

A primeira parte do estudo foi realizada em moscas que poucam em frutas. Após cinco dias de exposição aos adoçantes artificiais, os oncentos aumentaram o consumo de calorias em 30% em relação à dieta habitual. Já a segunda parte da análise, feita em ratos, mostrou que após sete dias consumindo adoçantes, os anumais passaram a ingerir uma quantidade maior de comida. 

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL