Saúde Emagreci, e agora? Saiba o que fazer para não sair da linha e manter o peso Muitas vezes, emagrecer é bem mais fácil do que não voltar a engordar. O conhecido efeito sanfona é um dos maiores temores de quem conseguiu perder peso

Por: Henrique Souza - Pernambuco.com

Publicado em: 14/07/2016 11:30 Atualizado em: 14/07/2016 11:41

Depois de perder peso, Camilla continuou adotando uma dieta balanceada e pratica exercício físico todos os dias da semana. Foto:  Malu Cavalcanti/ Esp. DP
Depois de perder peso, Camilla continuou adotando uma dieta balanceada e pratica exercício físico todos os dias da semana. Foto: Malu Cavalcanti/ Esp. DP

Subir na balança e perceber que aqueles quilinhos a mais foram embora é uma sensação prazerosa. Todas as horas na academia e as mudanças na dieta finalmente foram recompensadas. Mas engana-se quem pensa que a missão foi cumprida. O desafio agora é continuar levando uma vida saudável para manter o peso desejado. Muitas vezes, emagrecer é bem mais fácil do que não voltar a engordar. O conhecido 'efeito sanfona' é uma das maiores armadilhas para quem conseguiu perder peso.  

A estudante de medicina Camilla Rocha, 21 anos, perdeu 13 kg em quatro meses e há dois anos adotou um estilo de vida saudável que a ajuda a manter o peso. "Eu comia de tudo quando queria e nem tinha horários certos para as refeições. Cheguei a ganhar 8 kg depois de um intercâmbio. Foi só quando voltei para Recife que percebi que precisava mudar", conta.  

Camilla procurou uma nutricionista para ajustar a alimentação e entrou na academia. Hoje ela tem uma dieta balanceada e pratica exercício físico todos os dias da semana. Apesar de estar satisfeita com seu corpo, ainda quer definir um pouco os músculos. "Eu perdi peso muito rápido, mas o mais difícil mesmo foi chegar ao físico que eu queria. Passei um período estagnada, sem conseguir perder nada", lembra.  Para a estudante, o mais importante foi entender biologicamente como funcionava todo o processo. "Procurei informações e li muito sobre alimentação e atividade física. Hoje, sei o que me faz bem e o que não faz. Isso me ajudou a ter disciplina", diz.

O personal trainer Cleiton Andrade explica que é preciso fazer ajustes nos treinos para se manter saudável, dependendo do seu objetivo. "O treino é parecido para quem quer apenas manter o peso ou quem busca aumentar a massa muscular. Eles devem ser intensos e curtos. O que muda é a quantidade de vezes que o exercício deve ser feito. Quem já está satisfeito com seu corpo deve treinar cerca de três vezes na semana. Já quem quer ganhar massa, quanto mais vezes se exercitar melhor. É importante também evitar passar horas se desgastando", orienta.

Além do exercício físico, é fundamental ter um cuidado especial com a alimentação. "Não tem muito mistério. O principal é seguir uma dieta balanceada e aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes", ensina a nutricionista Barbarella Queiroz. Barbarella também adverte para o perigo de se acomodar depois do emagrecimento. "Algumas pessoas resolvem 'comemorar' quando perdem peso e acabam atrapalhando todo o processo", alerta. Ela aponta que a reeducação alimentar é uma das chaves na mudança do estilo de vida. "A própria pessoa começa a perceber como deve ser sua alimentação. Geralmente, quem perde peso se sente estimulado a melhorar cada vez mais e traçar novos objetivos".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL