Sucesso Desafio do Balde de Gelo financia descoberta sobre doença degenerativa Tal conquista é considerada um ponto de partida para o desenvolvimento de uma terapia genética que trate a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

Publicado em: 27/07/2016 22:11 Atualizado em: 27/07/2016 22:21


Lembra do desafio do Balde de Gelo? A campanha uniu gente anônima e famosa em prol de pesquisas sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa incurável. Os vídeos bombaram na internet em 2014, e agora, dois anos depois, o desafio conseguiu angariar verba para financiar uma descoberta importante sobre a doença.

O gene NEk1, um dos fatores para o desenvolvimento da ELA, foi descoberto por cientistas através dos US$ 115 milhões (aproximadamente R$ 377 milhões) em recursos doados graças ao desafio.

Os mais de 17 milhões de doadores gravavam vídeos nos quais jogavam baldes de gelo nas próprias cabeças e desafiavam outras pessoas a participarem da campanha.

No mínimo seis pesquisas sobre a ELA têm sido financiadas pelo desafio. O resultado do estudo que descobriu o gene NEK1 foi publicado na revista Nature Genetics. Cerca de 80 pesquisadores de 11 nacionalidades estiveram envolvidos na descoberta.

Desafio mobilizou milhões de pessoas ao redor do mundo. Foto: Global Panorama/Flickr/Reprodução
Desafio mobilizou milhões de pessoas ao redor do mundo. Foto: Global Panorama/Flickr/Reprodução

Tal conquista é considerada um ponto de partida para o desenvolvimento de uma terapia genética que trate a doença. Lucie Bruijn, pesquisadora integrante da ALS Association, que estuda a doença, afirmou à BBC que a "análise genética sofisticada que levou a esta descoberta só foi possível por causa do grande número de amostras de ELA disponíveis".

O cientista Stephen Hawking é uma das pessoas mais famosas que possuem a ELA. Celebridades como Renee Zellweger, Mark Zuckerberg, Bill Gates e Hugh Jackman participaram do desafio.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL