Diario de Pernambuco
Busca
Dúvida Atividade sexual ainda é tabu para pacientes com problemas cardíacos Pesquisa com infartados mostra que são poucos os pacientes que conversam com o médico sobre os cuidados envolvendo atividades sexuais. Segundo especialistas, as orientações, quando ocorrem, são muito restritivas

Por: Isabela de Oliveira - Correio Braziliense

Publicado em: 29/05/2015 14:42 Atualizado em: 29/05/2015 14:59

Foto: Reprodução/Correio Braziliense
Foto: Reprodução/Correio Braziliense
Se a recomendação de manter o bem-estar para preservar a saúde cardíaca costuma ser levada a sério pela população em geral, entre os pacientes cardíacos, a preocupação em segui-la tende a ser ainda maior. Afinal, tratam-se de hábitos e cuidados com efeitos que podem ser imediatos. Assim, com medo de retornar à mesa cirúrgica, há pacientes que, por conta própria ou por orientação médica, abdicam de aspectos fundamentais dessa plenitude, como as relações sexuais. Normalmente, o assunto é pouco abordado pelos médicos e, quando isso ocorre, os especialistas costumar ser conservadores demais nas orientações.

A conclusão é de um estudo publicado recentemente na revista especializada Circulation, da Associação Americana de Cardiologia. Segundo os resultados, apenas uma a cada oito mulheres (12,5%) e um a cada cinco homens (20%) são orientados sobre a atividade sexual no primeiro mês de recuperação de um problema cardíaco grave. Além disso, embora nos Estados Unidos %u2014 e também no Brasil %u2014 a recomendação seja que, dependendo do caso, a atividade sexual volte ao normal sete dias após a alta hospitalar, os pacientes que tomaram a dianteira da situação receberam instruções excessivamente restritivas.

Na pesquisa %u2014 liderada por Stacy Tessler Lindau, diretora do Programa de Medicina Integrativa Sexual do Centro Médico da Universidade de Chicago %u2014, foram acompanhados 3.501 pacientes de ataque cardíaco em 127 hospitais da Espanha e dos EUA entre 2008 e 2012. Em média, os participantes tinham 48 anos e dois terços eram mulheres. A maioria dos voluntários, que disseram manter relações sexuais normalmente um ano antes do infarto, relatou que se sentia à vontade para discutir o assunto com um médico. Apesar disso, somente 12% das mulheres e 19% dos homens tiveram essa conversa no primeiro mês após o ataque cardíaco.

Da minoria que discutiu a situação com um especialista, um terço foi informado de que poderia retomar a atividade sexual sem restrições. Os outros foram orientados a limitá-la, que deveriam ser mais passivos para que conseguir manter a frequência cardíaca baixa. Na Espanha, as mulheres foram 40% mais propensas a receber conselhos restritivos do que os homens. Ao contrário dos Estados Unidos, onde as recomendações foram mais restritivas para eles. De forma geral, as europeias tiveram 36% mais chances de receber conselhos conservadores.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL