Drogas Estudos apontam que maconha é 144 vezes menos letal que álcool Em pesquisa divulgada pela revista Scientific Reports, a maconha foi a única substância classificada como de "baixo risco"

Por: Fabiana Espinoza - Diario de Pernambuco

Publicado em: 25/02/2015 13:45 Atualizado em: 25/02/2015 14:13

Cientistas acreditam que resultado pode modificar estratégia de combate às drogas (Manuel/Flickr)
Cientistas acreditam que resultado pode modificar estratégia de combate às drogas


De acordo com uma pesquisa publicada na revista científica Scientific Reports, das sete drogas que foram incluídas no estudo, o álcool foi a mais perigosa em nível individual, seguido pela heroína, cocaína, tabaco, ecstasy, metanfetamina e maconha. O objetivo era medir a mortalidade dessas substâncias isoladamente e fazer um comparativo.

Para chegar a essa conclusão, os cientistas procuraram quantificar o risco de morte associado ao uso de substâncias tóxicas. E o que eles descobriram é que a maconha é, de longe, a droga mais "segura". Ela foi a única classificada como de "baixo risco de mortalidade".

O estudo deve se tornar o mais novo aliado dos defensores da legalização da maconha. Os responsáveis pela pesquisa alertam, no entanto, que o consumo não é seguro, mas em comparação com o álcool há uma grande discrepância. Para os cientistas, as conclusões podem influenciar governos a reverem estratégias de combate às drogas, passando a focar no álcool em vez da maconha.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL