MINAS GERAIS

Explosão em obra na barragem da Pampulha, em Belo Horizonte, deixa vítimas

Publicado em: 25/10/2019 13:32

 (Foto:  Jair Amaral/EM)
Foto: Jair Amaral/EM
Uma explosão feriu operários que trabalham em uma obra em um vertedouro da Lagoa da Pampulha, no entroncamento da Avenida Otacílio Negrão de Lima com a Avenida Antônio Carlos, em Belo Horizonte.

Segundo o Corpo de Bombeiros, informações do local dão conta que a explosão ocorreu em uma galeria e funcionários da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) que trabalhavam no local foram atingidos. Militares seguiram para o endereço. Viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foram deslocadas para o local.

Pelo menos três pessoas sofreram ferimentos graves, de acordo com os bombeiros. O acidente complicou o trânsito na região. O mapa do aplicativo Waze aponta engarrafamento na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no trecho compreenchido entre o Pampulha Iate Clube e a Estação MOVE Pampulha.

As obras no vertedouro, estrutura em forma de tulipa no encontro das avenidas, começaram em maio. Como o Estado de Minas mostrou na época, a intervenção contempla a recuperação do concreto e de galerias, construção de nova comporta e recuperação da existente, além de reforma da passarela de concreto para acesso ao vertedouro. 

A Lagoa da Pampulha tem dois tipos de vertedouros, que servem para controlar a vazão das águas: um do tipo tulipa, atualmente em obras, e outro em canal retangular. O do tipo tulipa tem formato de taça, se prolonga verticalmente, e foi construído logo após a construção da barragem, na década de 1940. 

O outro vertedouro tem estrutura horizontal, com 41 metros de largura e 5,5 metros de altura, e foi construído em 2002 para aperfeiçoar o escoamento das águas de chuvas acumuladas na lagoa. Na mesma época, foi feita a recuperação da comporta do vertedouro tulipa.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL