Sport fecha acordo judicial com Matheusinho, que deixa o Leão para jogar no Ceará
Partes chegam em acerto que prevê pagamento parcelado da dívida; ação tramitava no TRT-6 e somava mais de R$ 2,1 milhões
Publicado: 26/01/2026 às 19:59
Recife, PE, 25/10/2025 - SPORT X MIRASSOL - Na noite deste sábado(25), a equipe do Sport recebeu a equipe do Mirassol pelo Campeonato Brasileiro da Serie A 2025 na Ilha do Retiro. Matheusinho (Rafael Vieira)
O Sport informou, nesta segunda-feira (26), que firmou acordo judicial com o meia-atacante Matheusinho para o encerramento definitivo da reclamação trabalhista movida pelo atleta na Justiça do Trabalho. A solução adotada põe fim ao litígio, garante segurança jurídica ao clube e evita a continuidade do processo e seus custos associados.
A ação tramitava no Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região (TRT-6) e tinha valor total de R$ 2.106.866,66. No processo, o jogador cobrava dois meses de salários CLT em atraso, referentes a novembro e dezembro de 2025, além de dois meses de direitos de imagem, de outubro e novembro do mesmo ano, e depósitos de FGTS não recolhidos, também relativos a novembro e dezembro. Com o acordo firmado, ficou estabelecido que o valor será pago de forma parcelada, em seis prestações.
Segundo o Sport, a medida contribui para o planejamento financeiro, a previsibilidade de caixa e a adequada gestão de passivos, em consonância com o atual momento institucional do clube. O acerto possui natureza indenizatória, sem reconhecimento de responsabilidade por parte do Leão, e prevê quitação ampla das relações jurídicas mantidas com o atleta, dentro dos limites definidos judicialmente, após o cumprimento integral do pactuado.
Como desdobramento do acordo, Matheusinho rescindiu seu contrato com o Sport e já foi anunciado oficialmente como novo reforço do Ceará. O meia-atacante chega ao clube cearense por empréstimo do Santa Clara, de Portugal, com vínculo até o fim de 2026.
Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.
MATHEUSINHO É DO VOZÃO! ???
— Ceará Sporting Club (@CearaSC) January 25, 2026
O atleta, que atua como meio-campista e como atacante, chega ao Ceará por empréstimo até o fim de 2026.
Vamos juntos! ????
???? Saiba mais em https://t.co/arvCEdCw5E#CearáSC pic.twitter.com/bgMX4MSw5p
Passagem de Matheusinho na Ilha do Retiro
A saída do jogador ocorre após uma tentativa frustrada de renegociação. Matheusinho não se reapresentou ao elenco rubro-negro no dia 29 de dezembro, data marcada para o início da pré-temporada. O Sport ainda buscava um entendimento para manter o atleta no elenco, mas as tratativas não avançaram.
Contratado na segunda janela de transferências da temporada passada, Matheusinho rapidamente conquistou espaço e se firmou como titular, mesmo em meio à campanha que culminou no rebaixamento antecipado do Sport à Série B. Em 25 partidas disputadas, o meia-atacante marcou dois gols e distribuiu quatro assistências.
Os dois gols, inclusive, foram decisivos: garantiram as únicas vitórias do Leão na Série A de 2025, contra o Grêmio, em Porto Alegre, e diante do Corinthians, na Ilha do Retiro, ambos por 1 a 0.
Confira na íntegra a nota completa do Sport
O Sport Club do Recife informa que firmou acordo judicial com o atleta Matheusinho, no âmbito de reclamação trabalhista em trâmite na Justiça do Trabalho.
A solução adotada permite o encerramento definitivo do processo, conferindo segurança jurídica ao Clube e evitando a continuidade do litígio e seus custos associados.
O ajuste prevê o cumprimento das obrigações de forma parcelada, em seis prestações, medida que contribui para o planejamento financeiro, a previsibilidade de caixa e a adequada gestão de passivos, em consonância com o momento institucional do Sport.
O acordo possui natureza indenizatória, sem reconhecimento de responsabilidade por parte do Clube, e estabelece quitação ampla das relações jurídicas mantidas com o atleta, nos limites definidos judicialmente, após o cumprimento integral do pactuado.
Como desdobramento do acerto, o Sport adotará as providências administrativas necessárias para a regularização cadastral e desportiva do atleta junto às entidades competentes, permitindoo regular exercício de suas atividades profissionais.
Em observância à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709/2018) e às boas práticas de governança, informações de natureza pessoal não podem ser divulgados.
O Sport Club do Recife reafirma seu compromisso com a transparência responsável, a disciplina financeira e a resolução técnica de passivos, sempre buscando soluções que preservem a sustentabilidade e a integridade institucional do Clube.