Diario de Pernambuco
Busca

COLUNA

Desafios da mulher no mercado de trabalho em 2023

Publicado em: 10/01/2023 06:00 | Atualizado em: 10/01/2023 08:25

 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik
As mulheres são a maioria, pois segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o número superou em 4,8 milhões o de homens no Brasil. Mesmo assim, ainda não possuem a representatividade que deveriam ter dentro das empresas, principalmente quando se fala em cargos de liderança. Por exemplo, segundo o relatório Women in the Workplace 2021, quanto mais alto for o cargo, menor a presença feminina. Em outra pesquisa do IBGE, de forma geral e sem recortes por níveis, as trabalhadoras brasileiras recebem, em média, 20,5% menos que os homens. Essa discrepância é uma realidade em todos os cargos, com diferentes gravidades. Não deveria ser assim, mas é a realidade, pois para se destacar, a mulher tem que ser tecnicamente muito mais qualificada do que o homem que exerça a sua mesma função. Ao mesmo tempo, tem que dar conta das duplas ou até triplas jornadas de trabalho. Assim, há muitos desafios para o mundo feminino no ambiente trabalhista, que precisam ser refletidos e bem trabalhados para serem transpostos. Entre eles estão: 

.Equidade Salarial: como já foi dito acima, as estatísticas mostram que a mulher ganha menos que o homem.  A diferença salarial é uma discussão antiga e progride lentamente, pois ainda é comum notar a mesma vaga com salários e benefícios completamente diferentes e menores para a mulher. 
 
.Machismo que predomina na política, revelado na baixa representatividade feminina. A sobrecarga de atividades atribuídas pela sociedade ao gênero feminino, os empecilhos do sistema político-partidário, o preconceito e a desvalorização costumam inibir a candidatura. 

. Assédio no ambiente de trabalho, que é um dos principais desrespeitos cometidos contra mulheres. Uma pesquisa realizada pela Aberje aponta que 72% das mulheres já sofreram algum tipo de assédio no trabalho.
 
. Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional: uma pesquisa da ISMA-BR, International Stress Management Association no Brasil, mostra que é grande o número de pessoas que negligenciam a vida pessoal, porque se dedicam mais à profissional por medo de demissão ou de ficar para trás em promoções.

 . Falta de oportunidade de promoção: uma pesquisa da FGV-IBRE, Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, diz que, desde 2012 a taxa de desemprego das mulheres é superior a dos homens, sendo que o índice de desempregadas era de 16,45% em 2021, o equivalente a mais de 7,5 milhões de mulheres.

 . Violência no relacionamento, pois mulheres vítimas de violência faltam em média 18 dias de trabalho por ano, o que gera uma perda anual de aproximadamente R$ 1 bilhão ao país. Além disso, essas mulheres apresentam problemas de concentração e estresse relacionados ao trabalho, segundo a Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Domestica e Familiar contra a Mulher, feita pela UFC, Universidade Federal do Ceará, em convênio com o Instituto Maria da Penha.

Em meio a essa realidade, a informação e conhecimento são os melhores aliados. No ambiente corporativo, é preciso que mulheres e homens se unam com o mesmo objetivo e, apoiados pela liderança, implementem canais cada vez mais seguros de comunicação, facilitando a denúncia, o aconselhamento e a gestão de consequências. 
 (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal

POETIZANDO A VIDA 
A bela escritora Rossana Nóbrega tem um conceito lindo sobre ser mulher. Diz que ela  pode ser o que quiser, basta dar asas a imaginação e percorrer caminhos. 
Com várias aptidões, a mulher é empoderada e nos percursos da vida é resolutiva. Sempre em evidência, a mulher pode ser feliz de várias maneiras, até mesmo sozinha com sua sapiência. E complementa: “ Para mim ser mulher é fascinante. É sol que ilumina, luz que não se apaga. É maestria, prosa e poesia. Na simplicidade a mulher encanta. 
É um lenitivo com seu colo de mãe e ninho de amor. O batom, a maquiagem são peculiares. Assim são as mulheres com diversas nuances , personalidades e profissões.
Comunicativa por muitas vezes, conquista seus ideais.” E cita um poema de sua saudosa mãe, grande poetisa, Socorro Carneiro:
“Que a mulher é Deusa, Vênus, Rainha e por muitas vezes são flores machucadas, desfolhadas ou coloridas".
E para este ano ela poeticamente deseja: 

“Não carrego na mala, 
medos ou ressentimentos. 
Apenas boas lembranças,
sonhos e a 
esperança de concretizá-los. 

Pelos caminhos que pisei, 
Amizades semeei, 
não sei se em cada coração floresceu,
mas, no meu germinou e cresceu,
sinto o cheiro de amigos no ar.

Verdes, mares, céus e estradas, 
Idas e voltas
sempre me levaram em algum lugar.
Não posso parar, não olho para trás, 
Não vou sombrear. 
Deixo o mundo girar.

E assim vou vivendo
cantando e aprendendo 
pois faço da minha vida 
uma eterna alegria 
aonde chegar.”
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

AS DOLOROSAS PEDRAS RINS 
Os cálculos renais ou pedras nos rins são formações endurecidas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. A presença deles pode passar sem sintomas, mas também podem doer bastante, com uma dor que começa nas costas e se irradia para o abdômen em direção da região inguinal, através de cólicas, com um pico de dor intensa seguido de certo alívio. Em geral, essas crises podem ser acompanhadas por náuseas e vômitos. Entre as causas é importante destacar:
Volume insuficiente de urina, ou urina supersaturada de sais;
Grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato;
Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide;
Alterações anatômicas;
Obstrução das vias urinárias.
 
O sintoma mais comum, como já foi dito, é a cólica renal com uma dor lombar aguda, unilateral, de forte intensidade, que se irradia para a frente do abdômen. Contudo, existem  outros sintomas : 
Vômitos e febre;
Sangue na urina;
Suspensão ou diminuição do fluxo urinário;
Necessidade mais frequente de urinar;
Infecções urinárias.

Durante as crises deve ser evitada a ingestão exagerada de líquidos, pois em excesso eles podem aumentar a pressão da urina no rim e, consequentemente, aumentar as dores (no passado as acreditava o contrário). Os tratamentos podem ser de vários tipos:
Durante as crises, é indicado o uso de analgésicos e anti-inflamatórios potentes para aliviar a dor, que é extremamente forte, sempre passados pelo médico;
Litotripsia, ou seja, bombardeamento das pedras por ondas de choque visando à fragmentação do cálculo o que torna sua eliminação pela urina mais fácil;
Cirurgia percutânea ou endoscópica,,por meio do endoscópio e através de pequenos orifícios, o cálculo pode ser retirado dos rins após sua fragmentação;
Ureteroscopia: por via endoscópica, permite retirar os cálculos localizados no ureter.
 
Para prevenir se recomenda:
 
Beber muita água regularmente. De dois a três litros por dia. Essa é a medida mais importante para prevenir o cálculo renal;
Utilizar um filtro de papel quando houver a possibilidade de estar eliminando um cálculo. A análise de sua composição pode orientar o médico na escolha do tratamento mais adequado;
Controlar a ingestão de alimentos ricos em proteínas e cálcio, se os cálculos forem formados por excesso de ácido úrico ou cálcio. 
 (Foto: Arquivo pessoal)
Foto: Arquivo pessoal

RÁDIO NA VEIA 
Cláudio Tavares é uma das pessoas que mais entende de rádio em Pernambuco. Há quase 45 anos trabalhando em radiodifusoras, já galgou todas as posições, desde as mais simples até as de comando. Ainda hoje é diretor de uma das maiores emissoras do estado que, aliás, é a primeira do Brasil, a famosa Rádio Clube. Comentarista esportivo, possui posições fortes e marcantes sobre tudo. Não admite nenhum tipo de violência, muito menos contra a mulher. Acha uma covardia e recomenda que a disputa de espaço entre os sexos pare, dando lugar a uma conversa equilibrada, pois o diálogo resolve tudo. E complementa: “ Afinal, nós homens não sabemos viver sem uma mulher”. Cláudio sabe das coisas, não é à toa que chefia grandes equipes há muito tempo. Descobridor de talentos, tem um olho apurado para quem pode fazer sucesso, sendo responsável por vários programas líderes de audiência. Inquieto, também é fotógrafo. Suas fotos retratam detalhes da natureza, que passam desapercebidos, mas que por suas lentes ganham uma perspectiva única e sofisticada. Um homem de valor, que escreve um capítulo lindo e consistente na história da radiodifusão.  
 (Foto: Reprodução/Freepik)
Foto: Reprodução/Freepik

FILMES SOBRE MODA 
Se você gosta de moda, tendências e estilo, aqui estão alguns filmes para você maratonar e se inspirar:

. O Diabo Veste Prada (2006)
Filme  referência no mundo fashion. Conta a história de Andy Sachs, interpretada por Anne Hathaway, que consegue um emprego como assistente pessoal da poderosa Miranda (Meryl Streep) na revista Runway. Contudo, sofre com o tratamento humilhante da sua chefe. Cada roupa de grifes famosas de tirar o fôlego!! 

. Bonequinha de Luxo (1961)
Clássico do cinema e da moda. Tanto o filme como a própria atriz, Audrey Hepburn, tornaram-se ícones da época. Conta a história de Holly Golightly, uma garota de programa que deseja se casar com um milionário. A cena mais clássica do filme é quando ela foge dos seus problemas indo tomar café da manhã em frente à joalheria Tiffany. Contudo, seus planos mudam quando conhece Paul Varjak, um jovem escritor bancado pela amante. Ele se torna seu vizinho e eles começam a se envolver. Os óculos de gatinho e as sapatilhas de bico fino foram alguns dos elementos que viraram febre graças ao filme. 

. Saint Laurent (2014)
O filme detalha a carreira do estilista Yves Saint Laurent, entre os anos de 1967 e 1976, período em que reinou sozinho no mundo da alta costura francesa. Encenado pelo ator Gaspard Ulliel, Saint Laurent é um longa que mostra o estilista no seu auge. Roupas e bolsas impecáveis. 

. Coco Antes de Chanel (2009)
A história de Coco Chanel antes de se tornar famosa. A estilista Gabrielle Chanel, mais conhecida como Coco, 
sai do obscurantismo até fundar uma das marcas mais famosas de roupas e acessórios de moda. Estrelado por Audrey Tautou, um longa que faz você se apaixonar ainda mais por esta moda tão lindamente charmosa e empoderada. 

. Trama Fantasma (2017)
O filme ganhou um Oscar e um British Academy Film Award de Melhor Figurino. Ambientado na Londres dos anos 50, o filme conta a história de Reynolds Woodcock, um costureiro habilidoso que trabalha para membros da alta sociedade da época. Apesar da vida luxuosa, Reynolds se apaixona por Alma, uma garçonete de origem humilde, que vira sua musa.

. Unzipped (1995)
Este documentário dá uma geral no mundo do estilista Isaac Mizrahi, trazendo modelos famosas como: Naomi Campbell, Cindy Crawford, Kate Moss, Christy Turlington e Linda Evangelista. Ótimo para quem é estudante de moda.

. Demônio de Neon (2016)
A película mostra o lado mais sombrio da indústria da moda. Elle Fanning interpreta uma aspirante a modelo, que precisa lidar com o ego sempre inflado das demais colegas. Atenção para algumas cenas, onde as  sandálias de salto altíssimo das mulheres contrastam com as roupas com o mesmo tom de suas peles. Thriller psicológico interessante sobre este mundo fashion.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.