° / °
Coluna

Diario Econômico

Com Pedro Ivo Bernardes

Finanças

Brasileiros vivem com mês sobrando e salário faltando

De acordo com pesquisa da Serasa Experian, mais da metade dos trabalhadores celetistas brasileiros não conseguem chegar ao fim do mês com dinheiro na conta

Pedro Ivo Bernardes

Publicado: 04/09/2025 às 01:00

Pesquisa Serasa Experian sobre Saúde Financeira do Trabalhador/Ilustração/IA

Pesquisa Serasa Experian sobre Saúde Financeira do Trabalhador (Ilustração/IA)

Você já ouviu ou usou a expressão “está sobrando mês no meu salário”? Pois bem, essa tirada bem-humorada para dizer que o dinheiro acabou antes do tempo é a realidade de mais da metade (54%) dos brasileiros com carteira assinada.

O dado é da "Pesquisa de Saúde Financeira e Bem-Estar do Trabalhador Brasileiro 2025", realizada pela SalaryFits, uma empresa da Serasa Experian. Entre os que não conseguem fazer o salário durar, 49% recorrem a fontes extras para fechar as contas. As preferidas? Linhas de crédito (cartão, cheque especial e empréstimos) ou a velha "forcinha" da família.

Segundo o estudo, os principais vilões do orçamento são os gastos com alimentação, contas de consumo (água, luz, telefone, internet…) e o pagamento de dívidas - como financiamentos (de automóveis e da casa própria) e empréstimos.

A pesquisa revela ainda um dado preocupante sobre planejamento: apenas dois em cada dez entrevistados (20%) afirmaram ter total controle sobre suas finanças. Entre os que têm menos controle, há um predomínio de jovens da Geração Z, pessoas da Classe C, trabalhadores PJ (Pessoa Jurídica) e funcionários de empresas menores.

 

IPA lança 2ª Feira da Agricultura Familiar
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) promove, entre os dias 10 e 14 deste mês, a segunda edição da Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Pernambuco (Feneaf). O evento, que será realizado na sede do instituto, na Avenida General San Martin, vai reunir 520 produtores de 113 municípios do estado.

Magnum Tires mira o mercado internacional
A Magnum Tires, empresa pernambucana líder em distribuição de pneus no Brasil, quer dobrar o tamanho de seu braço de exportação até 2026, buscando um faturamento de mais de US$ 7 milhões. Através da sua divisão Magnum International, a aposta é na venda direta para grandes transportadoras e distribuidores que buscam reduzir custos sem abrir mão da qualidade.

Cecon terá área para eventos com até 100 mil pessoas
Um projeto de décadas finalmente vai sair do papel: a antiga área do parque Mirabilândia será incorporada ao Pernambuco Centro de Convenções de Pernambuco (Cecon). O Cecon anunciou nesta semana um investimento de R$ 2 milhões em retrofit, climatização e comunicação visual para implantar no local uma área para megaeventos com capacidade para até 100 mil pessoas.

Usina de Arte recebe imprensa internacional
A Usina de Arte, em Água Preta, na Mata Sul, recebe de domingo (7) a terça-feira (9) uma delegação de jornalistas internacionais. O grupo vem conhecer uma das maiores galerias de arte a céu aberto do Brasil. Entre os veículos de imprensa aguardados estão gigantes como Le Monde (França), El País (Espanha), Monopol (Alemanha), The Art Newspaper (EUA), BBC África e a edição chinesa do Financial Times.

Mais de Diario Econômico

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP