° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Confira os destaques da Fiat Strada, líder de vendas no Brasil há quatro anos

Variedade de versões, bom nível de equipamentos e razoável espaço interno são a fórmula da Fiat Strada para se mandar no topo do ranking de verndas do mercado automotivo brasileiro

Por Pedro Ivo Bernardes

Versão Ranch, topo da linha Strada, vem equipada com motor 1.0 Turbo 200 e câmbio automático CVT

Em time que está ganhando, não se mexe. O jargão futebolístico pode ser aplicado, perfeitamente, à picape compacta Fiat Strada. O modelo está há quatro anos na liderança do mercado, não apenas no segmento de comerciais leves, mas no ranking geral, batendo veículos como Volkswagen Polo, Fiat Argo e Volkswagen T-Cross - segundo, terceiro e quarto lugares entre os carros mais vendidos do país.

Mas o que faz o sucesso da Strada, que nos últimos anos vem garantindo a liderança de vendas no mercado nacional à Fiat? Primeiro, são sete versões focadas em vários perfis de usuários, com preços que variam dos R$ 111.990 cobrados pela versão Endurance 1.3 com cabine simples aos R$ 148.490 sugeridos para as versões Ranch (testada pelo Diario) e Ultra, as topo da linha.

Motor e Desempenho
As duas versões, uma com apelo mais esportivo (Ultra) e outra com toque mais “fazenda” (Ranch), vêm equipadas como o consagrado motor 1.0 Turbo 200, compartilhado com outros veículos do grupo Stellantis, que garante 130 cavalos de potência máxima (com etanol) e 200 Nm (20,4 kgfm) de torque.

O propulsor garante uma aceleração de zero a 100 km/h em 9,5 segundos e uma velocidade máxima de 180 km/h. Trabalhando em conjunto com o motor, está o também já conhecido câmbio automático CVT de sete marchas simuladas. Segundo dados da montadora, o modelo apresenta médias de consumo de 8,3 km/l (com etanol) e 12,1 km/l (com gasolina) em ciclos urbanos e de 9,4 km/l (com etanol) e 13,2 km/l (com gasolina) na estrada.

Medidas e Capacidades
A picape compacta da Fiat mede 4,47 m de comprimento, 1,73 m de largura e 1,60 m, com distância entre eixos de 2,74 m e altura livre do solo de 18,5 cm. Em relação à capacidade de carga, a Strada apresenta números que satisfazem o transporte leve de mercadorias, Ela é capaz de carregar 844 litros em sua caçamba, distribuídos em 1,18 m de comprimento, 1,31 m de largura e 60,5 cm de altura.
Considerando a ficha técnica divulgada pela montadora, a autonomia teórica da picape é de 456,5 km (etanol) e 665,5 km (gasolina) em ciclos urbanos e de 517 km (etanol) e 726 km (gasolina) na estrada.

Interior
Por dentro, a picape acomoda razoavelmente bem para cinco ocupantes, e oferece uma lista interessante de itens de comodidade, começando pelo ar-condicionado digital automático, bancos com forração de vinil e costura marrom exclusiva da versão Ranch.

No volante, que oferece acabamento de couro, o motorista acessa as principais informações do painel de instrumentos e do computador de bordo, além dos comandos de áudio da central multimídia, que dipões de tela de sete polegadas.

Também integram o pacote de equipamentos a câmera de ré, sensores de estacionamento, controle eletrônico de estabilidade, assistente de subida em rampa (Hill Holder) e sensor de monitoramento da pressão dos pneus.