° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Chevrolet incia vendas do SUV elétrico Spark, um chinês naturtalizado brasileiro

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a General Motors (GM) com a chinesa SAIC, o modelo será inicialmente importado pronto da China em breve passará a ser montado no Brasil no regime SKD (Semi Knocked Down), no qual o automóvel chega semi desmontado para conclusão local da produção

Por Pedro Ivo Bernardes

Chevrolet Spark será montado no Brasil

De olho no aquecido mercado de veículos elétricos, que deve superar as 70 mil unidades vendidas este ano, a Chevrolet iniciou oficialmente as vendas de seu novo modelo para o mercado brasileiro, o EUV (Electric Utility Vehicle) Spark.

Desenvolvido a partir de uma parceria entre a General Motors (GM) com a chinesa SAIC, o modelo será inicialmente importado pronto da China já com a logo da gravata borboleta. Em um segundo momento, o veículo passará a ser montado no Brasil no regime SKD (Semi Knocked Down), no qual o automóvel chega semi desmontado para conclusão local da produção, na antiga fábrica da Troller do Ceará, assumida pelo grupo Comexport.

DESIGN E ESPAÇO
Com quatro metros de comprimento, o Spark EUV adota um design “boxy” (caixote), que favorece o espaço interno. A engenharia da marca focou em otimizar a arquitetura elétrica, resultando em um assoalho totalmente plano e um aproveitamento de 67% do volume total para passageiros.
Um dos diferenciais práticos é a presença de dois porta-malas: um traseiro, com 355 litros de capacidade e abertura lateral, e um dianteiro, sob o capô, com 35 litros.

MOTOR E BATERIA
O conjunto elétrico é focado no uso urbano. O motor dianteiro entrega 101 cavalos de potência máxima e um torque imediato de 180 Nm (18,4 kgfm), com um desempenho que a marca compara ao de um carro 1.0 turbo flex. A bateria é do tipo LFP (Lítio-Ferro-Fosfato), com 42 kWh de capacidade, e permite uma autonomia de 258 km (ciclo Inmetro). Em carregadores rápidos (DC), a recarga de 30% a 80% leva cerca de 35 minutos.

TECNOLOGIA A BORDO
É aqui que o Spark EUV tenta se destacar. O interior conta com um painel digital de 8,8 polegadas e uma central multimídia de 10,1 polegadas. O pacote de assistências ao motorista, chamado “Chevrolet Intelligent Driving”, inclui itens como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem automática de emergência.

Entre as inovações, estão o sistema “Smart Welcome”, que reconhece a chave e prepara o carro para o motorista, e um recurso que a marca chama de “caixa-preta da bateria”, que registra o histórico de uso e a saúde do componente para facilitar a manutenção e a revenda. “Esse recurso aumenta a confiança do consumidor”, explica Plinio Cabral, diretor de engenharia elétrica da GM América do Sul.