° / °
Viver
Crítica

Diretor de filme indicado ao Oscar critica brasileiros na premiação: "São ultranacionalistas"

Diretor do filme 'Sirat', Oliver Laxe, fez uma declaração sobre o Oscar que ofendeu brasileiros

Ester Marques

Publicado: 23/01/2026 às 09:18

Oliver Laxe, diretor espanhol/Foto: Reprodução/Redes sociais

Oliver Laxe, diretor espanhol (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O cineasta espanhol Oliver Laxe, diretor do filme 'Sirat' que concorre a prêmios no Oscar 2026, revoltou os internautas brasileiros com uma declaração controversa dada na última quinta-feira (22), ainda durante a euforia das indicações da premiação.

"Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas", afirmou, em entrevista no talkshow espanhol La Revuelta. "Acho que se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele". 

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Um post compartilhado por Diario de Pernambuco (@diariodepernambuco)

Hoje, a presença dos brasileiros na Academia se resume a 70 membros, entre eles nomes como Sonia Braga, Fernanda Montenegro, Maeve Jinkings, Wagner Moura, Selton Mello e o diretor Walter Salles, presente na cerimônia do ano passado por 'Ainda Estou Aqui'.

Reação

A fala de Oliver repercutiu nas redes sociais, principalmente entre o público brasileiro, que mostrou indignação. Revoltados, brasileiros 'invadiram' a conta oficial do filme 'Sirat' no Instagram e despejaram comentários revoltados. "Respeita o Brasil" é a frase que predomina na seção de comentários, junto a bandeiras do país. "Mexeu com a casa de moribundo", diz um deles. 

O diretor ainda se mostrou indiferente às indicações recebidas pelo seu filme, que concorre a 2 categorias no Oscar, e compete diretamente com 'O Agente Secreto' a Melhor Filme Internacional. "Ganhar prêmios é um bônus. O melhor mesmo é fazer filmes", disse.

Brasil no Oscar

'O Agente Secreto', representante nacional da maior premiação de cinema mundial, está indicado a quatro categorias no Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator - Wagner Moura. 

Mais de Viver

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas