° / °
Vida Urbana
Carnaval

Cidade do Grande Recife proíbe uso de máscaras no Carnaval 2026

A proibição do uso de máscara durante o Carnaval 2026 de Araçoiaba, no Grande Recife, segue uma Lei Municipal de 1998, que tem como objetivo de garantir a segurança, ordem pública e tranquilidade de foliões, moradores e visitantes

Bartô Leonel

Publicado: 04/02/2026 às 11:39

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba, está permitido o uso de fantasias desde que não impossibilitem a identificação.
/Foto: Sandy James / DP Fotos

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba, está permitido o uso de fantasias desde que não impossibilitem a identificação. (Foto: Sandy James / DP Fotos)

O uso de máscaras durante o Carnaval 2026 de Araçoiaba, no Grande Recife, será proibido durante as folias nas ruas, praças e locais de festa da cidade. A medida, divulgada nas redes sociais do município nesta terça-feira (03), segue a Lei Municipal de 1998 que tem como principal objetivo de “garantir a segurança, a ordem pública e a tranquilidade de foliões, moradores e visitantes”.

Além das máscaras, está proibido no município o uso de pinturas faciais que cubram todo o rosto, capuzes e capacetes durante as festividades de Carnaval e qualquer outro objeto que dificulte a identificação da pessoa.

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba, está permitido o uso de fantasias desde que não impossibilitem a identificação.

Ainda conforme a gestão municipal, a identificação das pessoas ajuda as forças de segurança a agir de forma preventiva, evitando confusões, crimes e situações de risco durante as festividades.

A Prefeitura de Araçoiaba também informou que a Polícia Militar e Civil de Pernambuco, além da guarda municipal, poderão abordar pessoas com o rosto coberto, solicitando a retirada do objeto. Em casos de recusa, o item pode ser apreendido e a pessoa encaminhada para identificação.

Organizadores de blocos, bailes e eventos também devem impedir a entrada ou permanência de pessoas com o rosto totalmente coberto.

A proibição contraria muitas manifestações culturais do carnaval pernambucano, como a La Ursa, os Papangus de Bezerros, os Caiporas de Pesqueira e os Caretas de Triunfo.

O que diz a lei?

O texto original da Lei Municipal de Araçoiaba n° 33/98 dispõe que “fica permanentemente proibido no Município de Araçoiaba, o uso de máscaras como fantasia carnavalesca a toda e qualquer pessoa que assim queira se fantasiar.”

Ainda conforme o texto da época, a proibição não será aplicada aos integrantes de Blocos Carnavalesco de qualquer espécie, desde que todos que façam o uso das máscaras sejam cadastrados e identificados por uma secretaria do município.

Com relação aos “carnavalescos estranhos” da cidade, a lei prevê que antes de usar a máscara, o folião terá que ser identificado por uma secretaria municipal para que seja feita uma descrição normativa da característica da máscara, além de informar dados da Carteira de Identidade.

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas