"Atletas de fim de semana" têm mais chances de se lesionar
Apesar dos benefícios da prática esportiva, a falta de preparo físico aumenta as chances das lesões articulares
Luíza Cabral Saraiva - Estúdio DP
Publicado: 07/01/2026 às 07:00
"Essa forma eventual de exercitar-se ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade acumulados na semana", explica o especialista (Rafael Vieira/DP Foto)
As obrigações do dia a dia acabam interferindo na regularidade dos exercícios físicos. Por isso, nos últimos anos, para fugir do sedentarismo, a prática desportiva ao longo dos finais de semana vem se popularizando.
Esses são os “atletas de fim de semana”, que concentram a maior parte de suas atividades físicas e esportivas em um ou dois dias, geralmente nos finais de semana. Porém, a prática representa um aumento no risco de lesões. O médico ortopedista do Hospital Jayme da Fonte, Carlos Frederico, e da clínica SOLB, explica os benefícios associados a essa prática.
“Essa forma eventual de exercitar-se ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade acumulados na semana, melhora o humor, a qualidade do sono e a saúde cardiovascular, com estudos sugerindo que concentrar a atividade física (cerca de 150 minutos de intensidade moderada) em 1 ou 2 sessões pode oferecer benefícios cardiovasculares”.
No entanto, quando o corpo não recebe estímulo regular ao longo da semana e, de repente, é submetido a esforços intensos e sem preparo adequado, os músculos, tendões e articulações são facilmente sobrecarregados. Essa ausência de treino regular leva à perda de condicionamento e elasticidade, aumentando os riscos de lesões nos atletas de fim de semana.
Caso identifique dor durante ou após o movimento, inchaço, dificuldade de movimentação, vermelhidão e calor sobre a articulação, é necessário interromper a atividade imediatamente. Esses são os principais sinais de uma lesão articular e seguir com o exercício pode piorá-la.
A recomendação médica é aplicar compressas de gelo de 15 a 20 minutos, 3 a 4 vezes ao dia e, se não houver melhora em até 48 horas, o “atleta” deve procurar um médico ortopedista.
O segredo para balancear a vida pessoal e profissional com a necessidade de se exercitar ao longo da semana é integrar o movimento à rotina e priorizar a consistência. “Realize pelo menos 2 a 3 sessões de 30 minutos de alongamento e exercícios de força durante a semana para manter o corpo preparado para o fim de semana, com o objetivo de reduzir o risco de lesões”, finaliza o especialista.
Consolidado há 70 anos no Polo Médico do Recife, o Jayme da Fonte é um moderno complexo hospitalar que conta com um centro de diagnóstico por imagem, urgência e emergência 24h em diversas especialidades, inclusive ortopedia e traumatologia, além de consultas ambulatoriais e um moderno centro cirúrgico equipado para procedimentos variados.