° / °

Vida Urbana
METRÔ

"Os funcionários terão ocupação, eles não vão ficar desatendidos", afirma ministro Jader sobre metrô do Recife

Jader afirmou que nenhum funcionário da CBTU do metrô do Recife ficará desamparado com as mudanças em estudo e que o diálogo seguirá como ferramenta central para as decisões

Larissa Aguiar e Nicolle Gomes

Publicado: 14/08/2025 às 12:25

Ministro das Cidades do Brasil, Jader Barbalho Filho/Nicolle Gomes/DP

Ministro das Cidades do Brasil, Jader Barbalho Filho (Nicolle Gomes/DP)

Em visita ao Recife, o ministro das Cidades, Jader Filho, destacou, nesta quarta-feira (14), o compromisso do governo federal em melhorar o serviço do metrô da Região Metropolitana. Segundo ele, a prioridade é garantir segurança, pontualidade e qualidade no transporte, sem deixar de lado a manutenção dos empregos dos funcionários da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

“Temos obrigação de prestar um serviço de qualidade ao povo da Região Metropolitana de Recife”, afirmou o ministro, reconhecendo que a população não está satisfeita com a operação atual. Ele ressaltou que o diálogo com os trabalhadores será mantido para assegurar que todos permaneçam ocupados.


Jader Filho reforçou que a meta é oferecer aos passageiros a certeza de chegar ao destino no horário previsto e em condições adequadas. “O que a gente busca é que, quando as pessoas usarem o metrô, saibam que terão segurança, pontualidade e um serviço que funcione de verdade”, concluiu.

Bota pra andar

O ministro das Cidades, Jader Filho, esteve na sede do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), e participou, na manhã desta quinta-feira (14), da cerimônia de encerramento da nova edição do #BotaPraAndar, que ocorreu em Pernambuco nesta semana. O projeto prevê o destravamento de investimentos e as soluções de pendências para o aceleramento de obras. 

A iniciativa reuniu equipes técnicas do Ministério das Cidades, da Caixa Econômica Federal e de representantes de municípios do estado.

"Temos muitos temas, são muitos contratos do Governo do Presidente Lula, aqui é muito recurso que foi encaminhado ao estado de Pernambuco e o que nós estamos discutindo agora aqui com os entes é que a gente consiga ver quais são os detalhes, o que possa estar travando e aqui vai estar sentado nessa mesa diversos atores que vão decidir isso. Então, aqui estão todas as equipes para que a gente possa discutir junto com a Caixa Econômica Federal e com os entes sejam municipais ou estaduais para fazer com que essas obras saiam do papel, gerem emprego e renda e se tornem serviços para a sociedade pernambucana", disse o Ministro.

Assinatura

O ministro Jader Filho assinou, durante o evento, a autorização de início de construção e obras de 25 moradias em um distrito da cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte do Estado. A ação é do programa Minha Casa, Minha Vida Rural. O investimento do Governo Federal no serviço é de R$1,8 milhão.

"Eu tenho certeza que com mais esse investimento, quase dois milhões de reais, que vai não só entregar uma condição de moradia mais digna, mas vai gerar emprego para a comunidade lá no período de construção, vai gerar uma dinâmica para o comércio local", disse o prefeito da cidade de Aliança, Pedro Freitas.



 

Mais de Vida Urbana