° / °

Vida Urbana
METRÔ

Metrô do Recife: metroviários decretam paralisação de 24 horas contra privatização

A decisão foi tomada durante uma assembleia realizada na noite desta quarta-feira (13) pelos trabalhadores

Adelmo Lucena

Publicado: 13/08/2025 às 20:56

Metrô do recife é composto por 37 estações, divididas entre as linhas Centro e Sul/Divulgação

Metrô do recife é composto por 37 estações, divididas entre as linhas Centro e Sul (Divulgação)

Os metroviários do Recife decretaram uma paralisação de 24 horas, contadas a partir das 22h desta quarta-feira (13), como resposta a um possível projeto de concessão do metrô de Recife à iniciativa privada. A decisão foi tomada um dia antes da chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Recife. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos, controladora do metrô, é um órgão do governo federal. A decisão de parar as atividades foi tomada pela maioria dos funcionários durante uma assembleia na Praça de Greve (Estação Central do Metrô).

O movimento também cobra do governo federal investimentos públicos urgentes para a recuperação e modernização do sistema, que atende cerca de 137 mil pessoas diariamente na Região Metropolitana do Recife.

A assembleia desta quarta contou com a participação da categoria e o apoio de entidades sindicais e movimentos sociais, entre eles a CUT, CTB, CSP-Conlutas, movimentos estudantis e organizações populares. De acordo com o presidente do Sinmetro, Luiz Soares, afirmou que a paralisação inicial é de 24 horas, mas pode se estender caso Lula não comunique sobre a desistência do projeto.

“A gente vem conversando, dialogando com o governo federal para que ele garanta a não privatização. Foi o que ele [Lula] prometeu em campanha. Recentemente, recebemos a notícia de que ele vai conceder ao Estado para privatizar. Nós não concordamos com essa proposta. Então a gente fez uma assembleia hoje e a categoria decidiu, pela maioria presente, que a partir das 22 horas de hoje vamos parar o sistema de forma integral”, destacou o presidente do Sindmetro.

O Sindmetro-PE ainda lançou uma campanha nacional de mídia exterior em defesa do metrô público. A partir de quinta-feira, Recife terá mais de 20 outdoors e painéis de LED espalhados por pontos estratégicos da cidade pedindo a não privatização do metrô. Um dos principais painéis está localizado na Av. Antônio de Góes, no Pina.

Privatização

A transferência da gestão, operação e manutenção da rede de metrô do Grande Recife para o Estado de Pernambuco foi autorizada pelo governo federal em 22 de maio deste ano, mas ainda não se concretizou. O governo de Pernambuco irá receber a propriedade dos bens imóveis e ativos da União que são necessários para o funcionamento do metrô.

Metrô sofre constantemente com problemas

Uma pane elétrica que prejudicou o funcionamento do Metrô do Recife no dia 2 de julho. O problema ocorreu no Ramal Camaragibe e chegou a ser resolvido no mesmo dia, mas não deixou de causar transtornos aos usuários.

Em maio, a Linha Sul do Metrô do Recife passou mais de 14 horas paralisada em razão de um problema na rede aérea. Segundo a CBTU, o problema aconteceu nas proximidades da Estação Recife e afetou todas as estações da linha.

Em abril, a Linha Centro também sofreu uma pane elétrica e interrompeu a circulação dos trens. Houve um curto-circuito na subestação de energia da Estação Coqueiral que resultou em baixa tensão e na paralisação de todas as estações do ramal.

O sistema também tem sido alvo de prejuízos causados pelos próprios usuários. Em maio, um passageiro causou um incêndio ao jogar uma bituca de cigarro na escada rolante da Estação Recife.

Mais de Vida Urbana