° / °

Vida Urbana
Bala Perdida

Duas crianças e um adulto são baleados em festa infantil em Jaboatão dos Guararapes

Uma das crianças foi atingida por uma bala perdida na cabeça e está internada no Hospital da Restauração, segundo os familiares. As outras duas vítimas foram atingidas de raspão

Diario de Pernambuco

Publicado: 21/07/2025 às 09:04

De acordo com familiares, a criança de seis anos atingida na cabeça está internada no Hospital da Restauração (HR)/Foto: Arquivo DP

De acordo com familiares, a criança de seis anos atingida na cabeça está internada no Hospital da Restauração (HR) (Foto: Arquivo DP)

Duas crianças e um adulto foram vítimas de bala perdida durante uma festa infantil no bairro de Jardim Jordão, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, na noite deste domingo (20).

De acordo com a família de uma das crianças, um homem de 49 anos, principal suspeito do crime, teria entrado na festa e efetuado disparos de arma de fogo contra uma pessoa, que conseguiu escapar. Os disparos atingiram a cabeça de uma criança de seis anos, além de pegar de raspão na aniversariante, de idade não confirmada, e em um jovem de 19 anos.

A criança de seis anos está internada no Hospital da Restauração (HR) em estado grave, segundo os familiares. A reportagem do Diario de Pernambuco entrou em contato com o HR para obter atualizações sobre o estado de saúde da criança, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Ainda segundo os familiares, as outras vítimas foram socorridas em uma Unidades de Pronto Atendimento (UPA) próximas ao local da ocorrência.

Flagrante

Procurada pelo Diario, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) ainda não compartilhou informações sobre o caso. Por meio de nota, a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) informou que o suspeito foi preso em flagrante delito e autuado por tentativa de homicídio, por meio da da Equipe de Força Tarefa de Homicídios Metropolitana Sul.

Ainda segundo a PCPE, o autor foi levado à delegacia para realização dos procedimentos cabíveis, ficando em seguida à disposição da justiça.


Outros casos

Uma criança de 8 anos foi vítima de bala perdida durante um atentado a tiros na noite do dia 9 de julho, no bairro de Arthur Lundgren I, no município do Paulista, Região Metropolitana do Recife. A cuidadora do menino, de 27 anos, foi atingida por pelo menos cinco disparos de arma de fogo.

Segundo informações extraoficiais, o menino havia sido deixado na casa da tutora por sua mãe. Horas depois, um homem armado teria invadido a residência e atirado diversas vezes contra a mulher.

No momento do ataque, a criança estava no notebook e, ao perceber o tumulto, correu para se esconder debaixo da cama, mas foi atingida por um tiro na perna.

Uma menina de 9 anos levou uma bala perdida em um ataque registrado em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Na mesma ação, um homem de 26 anos, alvo dos criminosos, ficou ferido. Os dois foram levados para unidades de saúde. Esse foi o quinto caso registrado neste ano.

Na noite do dia 18 de junho , Gustavo Seara, de 5 anos, estava nos braços do pai na calçada, perto da sua casa na Bomba do Hemetério, quando foi atingido por uma bala perdida. O menino, que foi socorrido e está internado no Hospital da Restauração.

No dia 15 de junho, a vítima foi um bebê de oito meses, que estava no carro alvejado por mais de dez tiros de arma de fogo, no bairro de Jardim Piedade, em Jaboatão dos Guararapes.

O pai, um ex-detento de 30 anos, seria o alvo dos criminosos. Ele foi socorrido e encaminhado para o Hospital Metropolitano Sul Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho. O bebê morreu no local.

Caso Helen

No dia 12 de abril, a menina Helen Santos de Souza estava prestes a completar 4 anos quando, durante um tiroteio entre traficantes, foi atingida por um tiro, no colo da mãe, na Rua Córrego do Deodato, no bairro de Água Fria, na Zona Norte do Recife.

Ela foi levada em estado gravíssimo para o Hospital da Restauração, onde passou por cirurgia, mas faleceu um dia após.

Os dois acusados, identificados como Carlos Adriano de Sá Barros, conhecido como “Nego Dal”, de 43 anos, e Cesar da Silva Aurem, de 30, viraram réus por homicídio qualificado e estão em prisão preventiva.

Outro caso registrado, durante esse período, aconteceu em maio. Uma menina de 9 anos foi atingida por uma bala perdida, no bairro de Campina do Barreto, na Zona Norte do Recife, quando criminosos trocavam tiros com policiais militares.

Uma das balas atingiu a perna da criança, em companhia do pai e do irmão, de 2 anos, na calçada da casa com amigos. Ela foi levada para a policlínica, onde os médicos informaram que o ferimento havia sido superficial. Cerca de meia hora após dar entrada, ela teve alta.

Mais de Vida Urbana