Pernambuco tem queda nos homicídios pelo 14º mês consecutivo, diz governo
Junho de 2025 registra o segundo menor número de homicídios da série histórica
Publicado: 15/07/2025 às 21:25

População pode ter celular recuperado pelo Programa Recupera, do governo do estado (Foto: Divulgação/SDS-PE)
Pernambuco registrou, em junho deste ano, 251 casos de Mortes Violentas Intencionais (MVI), o que representa uma queda de 1,2% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o balanço do governo do estado. Ainda de acordo com os dados, este é o segundo melhor junho da série histórica, iniciada em 2004, e o 14º mês com queda nos homicídios.
As mortes violentas intencionais abrangem os casos de homicídio doloso, como vítimas feminicídios, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.
“Essa continuidade na redução dos homicídios é resultado direto da integração entre as forças de segurança, da análise estratégica dos territórios e do investimento em inteligência policial e ações coordenadas”, afirmou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
O governo destaca que os Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) também alcançaram o segundo menor patamar para o mês de junho, com 3.563 ocorrências, sinalizando progresso no enfrentamento a roubos e furtos em todo o estado.
Houve, ainda, queda de 8,1% nos furtos de veículos, com 54 registros a menos do que no mesmo mês de 2024. Ao todo foram recuperados 654 veículos, o que representa 42,44% do total subtraído.
Os casos de roubos e furtos de celulares caíram em 7,4%. “Ainda temos muitos desafios, mas o caminho está traçado com integração entre as polícias, uso estratégico de dados e tecnologia e, principalmente, compromisso com a vida e com a paz social no nosso Estado”, finalizou o secretário da SDS.

