° / °

Vida Urbana
Santuário do Morro

Reabertura do Santuário do Morro da Conceição acontece nesta terça (20)

Uma missa especial, que acontece às 19h30, irá marcar a reabertura do Santuário do Morro da Conceição após tragédia que deixou duas pessoas mortas e outras 25 feridas, em 30 de agosto de 2024

Diario de Pernambuco

Publicado: 20/05/2025 às 09:56

Reabertura do Santuário acontece quase 10 meses após o desabamento do teto/Foto: Janaína Pepeu/Secom

Reabertura do Santuário acontece quase 10 meses após o desabamento do teto(Foto: Janaína Pepeu/Secom)

O Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição do Morro, localizado no bairro de Casa Amarela, Zona Norte do Recife, será oficialmente reaberto nesta terça-feira (20), após quase 10 meses do desabamento do telhado que vitimou duas pessoas e deixou 25 feridas, em 30 de agosto de 2024.

Uma missa especial, que acontece às 19h30, marcará a reabertura oficial com um Rito de Dedicação da Igreja e a bênção do novo altar. A celebração será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

Desde o desabamento do telhado, todas as celebrações litúrgicas passaram a ocorrer ao ar livre, nas imediações da imagem da Imaculada Conceição, ponto central de devoção dos fiéis.

As obras de reconstrução do Santuário foram conduzidas em duas fases, com investimento total de R$ 4,3 milhões do Governo de Pernambuco. A primeira etapa, finalizada em novembro do ano passado, concentrou-se na substituição da estrutura metálica do telhado, permitindo a retomada parcial das celebrações durante as festividades do dia 8 de dezembro, em homenagem à padroeira.

A segunda fase incluiu a recuperação do piso cerâmico, instalação de esquadrias, forro, iluminação, sistema de refrigeração, adequações acústicas, além da implementação de para-raios e câmeras de monitoramento.

Relembre o acidente

O desabamento do telhado do Santuário aconteceu na tarde do dia 30 de agosto de 2024, durante a distribuição de cestas básicas. Ao todo, duas pessoas, identificadas como Antônio José dos Santos, de 54 anos, e Maria da Conceição França Pinto, de 68, morreram no incidente. Outras 25 ficaram feridas

O laudo divulgado pelo Instituto de Criminalística, em dezembro, apontou que a causa da tragédia foi a oxidação dos parafusos que sustentavam uma das treliças da cobertura. A peça oxidada perdeu aderência à parede e cedeu sob o peso do telhado, das placas solares e das mantas asfálticas aplicadas para conter infiltrações.

A perícia indicou que as infiltrações responsáveis pela corrosão dos fixadores vinham ocorrendo há algum tempo, afetando diretamente a estabilidade da estrutura.

Quatro pessoas foram indiciadas ao fim do inquérito policial: o proprietário da empresa Sun Brasil, responsável pela instalação das placas solares, e três funcionários, entre engenheiros e técnicos envolvidos na obra.

Apesar do laudo técnico e da apuração criminal, os detalhes sobre eventuais responsabilizações judiciais ainda não foram divulgados. Paralelamente, a reconstrução do templo foi iniciada em 7 de novembro, com previsão inicial de conclusão em fevereiro de 2025. O custo estimado para a reestruturação da cobertura era de R$ 1,5 milhão, mas o valor global da obra superou esse montante com a ampliação das intervenções estruturais.

Mais de Vida Urbana