Clouds25° / 28° C

GUERRA

Ucrânia diz que desde o inicio da guerra já morreram 508 crianças

Segundo os dados mais recentes da plataforma Children of War, existe atualmente 1779 crianças consideradas desaparecidas no território ucraniano

Publicado em: 23/10/2023 13:52

508 crianças morreram no país e 1646 ficaram feridas em resultado da invasão russa (Foto: Wojtek Radwanski/AFP)
508 crianças morreram no país e 1646 ficaram feridas em resultado da invasão russa (Foto: Wojtek Radwanski/AFP)
A Procuradoria-Geral da Ucrânia declarou nesta segunda-feira (23) que 508 crianças morreram no país e 1646 ficaram feridas em resultado da invasão russa, sendo que as regiões mais afetadas foram Donetsk e Kharkiv.

Segundo os dados mais recentes da plataforma Children of War, existe atualmente 1779 crianças consideradas desaparecidas no território ucraniano, enquanto outras 19.580 já foram encontradas. 

A plataforma Children of War, criada para encontrar, resgatar e libertar crianças de locais de deslocamento forçado ou deportação é atualizada diariamente pelos órgãos de segurança pública da Ucrânia, que admitem, no entanto, ser impossível estabelecer um número exato de crianças feridas por causa dos recorrentes ataques e à ocupação de uma parte do território ucraniano.

A situação das crianças na Ucrânia durante a guerra, que começou em fevereiro de 2022 pela Rússia, levou a um mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI) contra o presidente russo, Vladimir Putin, acusado de sequestrá-las. Por usa vez, Putin justifica a invasão devido à necessidade de "desnazificar" e ‘desmilitarizar’ a Ucrânia para segurança de Moscou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias