Diario de Pernambuco
Busca

VIDA MARINHA

Baleia jubarte de oito metros é encontrada morta em praia do Rio

Publicado em: 19/08/2021 13:15

 (crédito: Guarda Municipal do Rio/ reprodução)
crédito: Guarda Municipal do Rio/ reprodução
Uma baleia jubarte de oito metros foi encontrada morta na praia de São Conrado, no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (18). Ainda não se sabe as causas da morte. Nas redes sociais, moradores compartilharam fotos e vídeos que mostram o animal marinho de cerca de 15 toneladas na areia. 

A baleia foi encontrada pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) e removida pela Guarda Municipal do Rio.

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) vai investigar a morte do animal. Os pesquisadores retiraram amostras da pele, gordura e músculo do espécime para saber se ela teve alguma contaminação.

Mas, umas das hipóteses é que ela tenha ficado "desorientada". Esta é uma causa de morte comum em baleias tão grandes.

Este ano, o Brasil já bateu o recorde de anual de encalhe de baleias jubartes. De acordo com o Projeto Baleia Jubarte, em 2021, 123 espécimes encalharam na costa do país. Antes disso, 2017 tinha registrado o número mais alto com 122 casos.

De acordo com o projeto, várias das mortes podem estar relacionadas com ações humanas. As mudanças climáticas podem impactar a oferta de alimentos para as baleias e isso faz com que elas fiquem desnutridas. Além disso, muitas se  emalharam em redes de pesca colocadas na região costeira. 
 
 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL