° / °
Política
Ataques

Raquel Lyra denuncia ataques em cartazes espalhados pelo Recife

Material faz acusações sem provas e menciona a morte do marido da governadora; caso foi levado às polícias Federal e Civil neste domingo (30)

Cadu Silva

Publicado: 30/08/2026 às 16:57

Raquel Lyra (PSD)/Reprodução

Raquel Lyra (PSD) (Reprodução)

Cartazes com ataques pessoais contra a governadora de Pernambuco e candidata à reeleição, Raquel Lyra (PSD) foram espalhados neste domingo (30) em ruas do Bairro do Recife. O material apresenta acusações sem provas contra a governadora e faz referência à morte do marido dela, o empresário Fernando Lucena, em 2022.

Após tomar conhecimento da circulação dos cartazes, Raquel registrou boletins de ocorrência nas polícias Federal e Civil. Nas redes sociais, a governadora afirmou que os ataques, que já vinham ocorrendo no ambiente virtual, chegaram às ruas do Centro do Recife. Ela também pediu respeito à família, aos filhos e à memória do marido.

A coligação Pernambuco de Coração informou que também acionará o Ministério Público Eleitoral para que o episódio seja investigado.

João Campos

O candidato ao governo de Pernambuco João Campos (PSB) repudiou a circulação dos cartazes e afirmou não ter relação com a produção ou distribuição do material. Ele disse que pretende recorrer à Justiça para que sejam identificados os responsáveis pela produção, pelo financiamento e pela distribuição das peças.

João também citou a própria experiência com a perda do pai, o ex-governador Eduardo Campos, durante uma eleição, e afirmou que ataques contra famílias não devem fazer parte da disputa eleitoral.

O candidato defendeu a investigação do caso e afirmou que a campanha deve ser marcada pelo confronto de ideias, sem utilização de familiares como instrumento político.

A Frente Popular de Pernambuco, coligação de João Campos, informou que seu departamento jurídico acionou, neste domingo (30), a Justiça Eleitoral, por meio do Ministério Público Eleitoral, para pedir a apuração imediata da autoria, produção e divulgação dos panfletos apócrifos. Segundo a coligação, o material circula nas redes sociais e teria sido afixado em locais públicos.

A Frente Popular repudiou a prática e afirmou não ter qualquer participação na produção ou disseminação dos panfletos. A coligação também declarou que qualquer tentativa de atribuir falsamente a autoria ou divulgação do material à Frente Popular, à campanha ou a seus integrantes será alvo das medidas judiciais cabíveis, inclusive na esfera criminal.

Ivan Moraes

O também candidato ao governo do Estado Ivan Moraes condenou o episódio. Em publicação no X, antigo Twitter, ele defendeu a identificação e a responsabilização dos responsáveis pelos cartazes e cobrou uma investigação sobre a autoria e a distribuição do material.

Ivan declarou solidariedade a Raquel Lyra e classificou os ataques como incompatíveis com a disputa política.

Priscila Krause

A vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, publicou um vídeo no Instagram em solidariedade a Raquel Lyra. Ela afirmou que as duas se conheceram na Assembleia Legislativa e que a relação entre elas foi construída a partir de valores compartilhados, e não apenas da política.

Priscila disse que esteve ao lado de Raquel, de João e de Fernando Lucena em um dos momentos mais difíceis da vida da governadora. Também afirmou ter acompanhado a força de Raquel para seguir adiante, cuidando dos filhos e de Pernambuco.

“Hoje, quatro anos depois, eu sinto tristeza e indignação. Ver usarem a morte de Fernando de uma maneira tão sórdida, tão baixa, é estarrecedor”, declarou.

Segundo Priscila, os ataques não atingem apenas Raquel, os filhos dela ou a família. “Somos todos nós. A política não é um vale-tudo”, afirmou.

Túlio Gadêlha

Durante uma caminhada em Palmares, na Mata Sul de Pernambuco, neste domingo (30), o candidato ao Senado Federal Túlio Gadêlha manifestou solidariedade a Raquel Lyra após a circulação de cartases com ataques à governadora, que também viralizaram nas redes sociais.

Do palanque, Túlio criticou a estratégia de ataques anônimos e afirmou que episódios como esse não diminuem a força política da governadora.

“Eu gostaria de me solidarizar a você, Raquel. Esses que te atacam, a gente sabe o que fizeram em outras eleições. Você vai além disso, é um exemplo pra Pernambuco”, afirmou.

Na sequência, Túlio destacou a capacidade de liderança de Raquel e disse que a trajetória dela inspira diferentes gerações e também homens que atuam na política.

“Sua força não inspira só as mulheres, inspira homens na política, inspira jovens. Você olha pro futuro de um povo trabalhador que merece uma mulher séria no governo do nosso estado”, declarou.

A manifestação reforça a proximidade política entre os dois e o posicionamento de Túlio em defesa de uma campanha baseada no debate de propostas, no respeito e no enfrentamento direto das divergências, sem espaço para ataques desrespeitosos e fake news.

Humberto Costa

O senador Humberto Costa (PT) também criticou a escalada de agressões na campanha eleitoral em Pernambuco. Em nota, ele afirmou ser “extremamente lamentável” que o período eleitoral esteja marcado por ataques contra os candidatos.

“Um dia, denúncias de um gabinete do ódio operando contra o candidato João Campos. No outro, um ataque vil e desumano à candidata Raquel Lyra. É preciso dar um basta a isso”, declarou.

Humberto defendeu que o ambiente propositivo da campanha não seja substituído por ataques à honra, mentiras e discursos de ódio protegidos pelo anonimato.

“Ninguém ganha com isso, particularmente o eleitor, que quer ouvir ideias sobre Pernambuco”, afirmou.

O senador também disse esperar que os responsáveis pelos ataques sejam identificados e punidos conforme a lei, para que a campanha se desenvolva de forma limpa e ordeira, como exigem a democracia e o Estado de Direito.

O caso deverá ser investigado pelas autoridades acionadas pela governadora.

 

Mais de Política

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas