Carnaval 2026: Lula marca presença no Galo da Madrugada após 25 anos
Em 4 de março de 2000, Lula acompanhou o desfile do Galo e, no dia seguinte, participou do carnaval do Recife
Publicado: 13/02/2026 às 18:43
Lula no Carnaval do Recife (05.03.2000) (Rosângela Martins/Acervo DP)
O presidente Lula deve comparecer ao Galo da Madrugada, bloco mais tradicional da capital pernambucana, neste sábado de Carnaval (14). Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que acompanhou o chefe do Executivo na visita à fábrica de medicamentos no Cabo nesta sexta, é a primeira vez que Lula participa da festa como presidente da República.
Lula veio para a folia no estado foi há 25 anos, ainda dois anos antes de ser eleito pela primeira vez. Segundo registro do Diario, no dia 4 de março de 2000, o presidente acompanhou o desfile do Galo da Madrugada do Sindicato dos Empregados Domésticos e, no dia seguinte, participou da folia nas ruas do Recife.
Agora, em 2026, quando é pré-candidato à presidência para tentar seu quarto mandato, o líder do Executivo participa novamente do desfile do Galo. Desta vez, Lula deve se encontrar com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e a governadora do estado, Raquel Lyra (PSD).
“Lula não se torna mais popular porque vem para o carnaval porque ele é o presidente mais popular do Nordeste. Ninguém bate Lula em Pernambuco, na Bahia. O presidente vindo aqui no dia do Galo da Madrugada, que é um bloco popular, é um reconhecimento dessa identidade cultural tão importante no Brasil”, disse Padilha.
- Ministros são orientados pelo Governo a não desfilar em escola de samba que vai homenagear Lula
- Lula desembarca em Pernambuco nesta sexta (13) e deve ser acompanhado por Raquel e João; veja agenda
- Lula tem reuniões com ministros e visita fábrica em Suape nesta sexta-feira (13)
- Carnaval 2026: João Campos diz que ele e Lula "estão animados com cenário em Pernambuco"
O Galo da Madrugada é um dos principais símbolos da cultura pernambucana, reunindo cerca de 2 milhões de pessoas todos os anos nas ruas do centro do Recife. Em ano de eleições gerais, a passagem de Lula também pode representar um aceno amistoso aos pré-candidatos ao governo do Estado, Raquel e João.