Lula acena para evangélicos e anuncia que música gospel será patrimônio brasileiro
Medida, de acordo com Lula, será formalizada na próxima semana. Anúncio foi feito pelo presidente durante reunião com ministros nesta quarta (17)
Publicado: 17/12/2025 às 15:48
Presidente Lula (Gladyston Rodrigues/EM/D.A. Press)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (17) que a música gospel será declarada como patrimônio cultural brasileiro. Segundo o petista, a medida será formalizada na próxima semana. O anúncio foi feito durante reunião ministerial - que tem tom eleitoral.
Esse não é o primeiro aceno do presidente aos evangélicos, grupo que nas pesquisas manifesta apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2024, Lula participou de ato em que sancionou projeto criando o dia nacional da música gospel. A cerimônia teve participação de religiosos no Planalto.
- Lula pede a ministros que ajudem a conseguir votos para Jorge Messias
- Câmara aprova urgência para votar projeto que cria bancada cristã
- Cristãos continuam sendo maior grupo religioso, mas islâmicos e sem-religião aumentam, diz estudo
- Censo 2022: Pernambuco tem 4,5 milhões de católicos e 1,9 millhão de evangélicos
Na reunião desta quarta-feira, Lula brincou com o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, indicado para assumir vaga no Supremo Tribunal Federal ao anunciar a medida sobre a música gospel.
"Na semana que vêm, além de ser ministro do STF, você vai poder cantar música gospel dentro do Palácio do Planalto", disse Lula.