Diario de Pernambuco
Busca
Crime Estátua de Naná Vasconcelos no Marco Zero tem berimbau roubado Viúva do percussionista pede melhorias na iluminação do local

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 01/12/2017 16:49 Atualizado em: 01/12/2017 20:21

Estátua está sem o instrumento do artista. Foto: Viver
Estátua está sem o instrumento do artista. Foto: Viver


O monumento em homenagem ao músico Naná Vasconcelos, localizado no Marco Zero, no Bairro do Recife, está há um mês sem o berimbau, instrumento que marcou a carreira do artista. A denúncia foi realizada pela viúva do percussionista, falecido em março de 2016, Patrícia Vasconcelos, que, preocupada com a manutenção da estátua, cobra ainda a instalação de uma manutenção adequada no local. Procurada pelo Viver, a Emlurb - órgão responsável pela manutenção da obra - lamentou o ato de "vandalismo" e informou que está realizando o levantamento de custos para a reforma.

Quer receber notícias sobre cultura via WhatsApp? Mande uma mensagem com seu nome para (81) 99113-8273 e se cadastre  

A estátua de concreto, produzida pelo escultor Demétrio Albuquerque, integra o Circuito da Poesia e foi inaugurada no dia 22 de fevereiro deste ano, às vésperas do carnaval. O local foi escolhido pela representatividade na carreira de Naná, que durante anos foi mestre de cerimônias da abertura oficial do carnaval do Recife, no comando de centenas de batuqueiros de diversas Nações de Maracatu da cidade. Erguida sob um totem de alfaias e voltada para a cidade, a peça tem 4,5 metros de altura e custou R$ 35 mil. No local, uma placa informativa com o QR Code, fornece informações sobre a vida e obra do músico. 

Além de Naná Vasconcelos, estátuas de outros 17 homenageados compõe a paisagem urbana do Recife: Manoel Bandeira (Rua da Aurora); João Cabral de Melo Neto (Rua da Aurora); Capiba (Rua do Sol); Carlos Pena Filho (Praça do Diário); Clarice Lispector (Praça Maciel Pinheiro); Antônio Maria (Rua do Bom Jesus); Ascenso Ferreira (Cais da Alfândega); Chico Science (Rua da Moeda); Solano Trindade (Pátio de São Pedro); Luiz Gonzaga (Praça Mauá); Mário Mota (Pátio do Sebo), Joaquim Cardozo (Ponte Maurício de Nassau), Ariano Suassusa (Rua da Aurora); Alberto da Cunha Melo (Parque 13 de Maio), Celina de Holanda (Avenida Beira Rio) e Liêdo Maranhão (Praça Dom Vital).

Confira a nota oficial da Emlurb:

"A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) informa que irá registrar um Boletim de Ocorrência junto à Polícia para denunciar o ato de vandalismo praticado na estátua de Naná Vasconcelos, que está instalada no Marco Zero e faz parte do Circuito da Poesia. A autarquia lamenta que atos desse tipo danifiquem as obras de arte espalhadas pela cidade. A Emlurb informa ainda que não sabe precisar quando o ato foi praticado e esclarece que a iluminação do Marco Zero está adequada para o espaço, contando com refletores e postes de iluminação. O órgão esclarece por fim que está realizando um levantamento dos custos para entrar em contato com o escultor da obra e programar o reparo necessário. Os atos de vandalismo causam prejuízos milionários à administração municipal. Somente para recuperar monumentos, pontes e edificações públicas que sofreram ações  de  pichação e  vandalismo, por exemplo, a  Prefeitura  do  Recife  chega a gastar aproximadamente  R$  2  milhões  por ano." 

Acompanhe o Viver no Facebook:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL