Itinerante História das artes marciais é tema de exposição no Recife Peças do vasto acervo da Fundação Japão poderão ser apreciadas pelos visitantes até o dia 31 de agosto

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/08/2016 15:00 Atualizado em: 10/08/2016 15:17

Visitantes poderão conhecer as diversas peças que integram o acervo da Fundação Japão. Foto: Ichiro Otani/Divulgação
Visitantes poderão conhecer as diversas peças que integram o acervo da Fundação Japão. Foto: Ichiro Otani/Divulgação


A Torre Malakoff inicia, nesta quarta-feira (10), a exposição O espírito do budô: A história das artes marciais no Japão, cuja iniciativa é promovida pela Fundação Japão São Paulo e pelo Escritório Consular do Japão no Recife.

A mostra itinerante conta com a parceria do Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura (Secult) e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), que gerenciam a Torre Malakoff. A exposição, inclusive, é uma boa oportunidade de conhecer parte da cultura esportiva oriental, em destaque nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

O projeto será exibido até o dia 31 de agosto e os visitantes poderão conhecer as diversas peças que integram o acervo da Fundação Japão, expostas em duas grandes alas. Na primeira, estão as armaduras antigas utilizadas pelos guerreiros samurais, capacetes de diversos tamanhos e formas, katanas (espadas), lanças, arcos e flechas, destacando-se o desenvolvimento e as mudanças nas artes marciais do Japão no século VIII ao XIX.

Na segunda parte, estão peças contemporâneas utilizadas pelos praticantes de artes marciais e que enfatizam a reorganização do bujutsu (tradicionais técnicas de combate) para o budô (Bu significa espírito do samurai e Dô, caminho), nos séculos XIX e XX. Ou seja, evidenciam as mudanças nas técnicas de combate utilizadas em guerra, passando pelo conceito de defesa pessoal, até chegar à atual filosofia, que é a de promover a atividade física, com o intuito de desenvolver o corpo e a mente.

Para os japoneses, o peso da tradição recai sobre vários aspectos do seu cotidiano. O espírito do Budô é basicamente a essência do caminho para incorporar esse espírito de samurai, não somente nas artes marciais, como também em outros aspectos da existência humana. O estudo deste conceito permite o alcance de uma compreensão mais profunda e significativa do Japão e do seu povo.

A inauguração da exposição contará com uma apresentação musical de wadaiko (tambores japoneses), executada pelo grupo Ren Taiko Recife, da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR), e uma demonstração de kenjutsu pela Associação Nagai. Durante o período da mostra, haverá a palestra "Aventureiros dos sete mares: o trabalho dos missionários da companhia de Jesus no Japão dos samurais (Séculos XVI a XVIII)", pela pesquisadora Angélica Alencar, da Universidade de Sofia, no Japão, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), como também apresentações de várias artes marciais, oficinas de origami e furoshiki, além de exibição de diversos DVD's.

Confira a programação completa:

Abertura da exposição itinerante
 
"O Espírito do Budô: A História das Artes Marciais do Japão", com demonstração de kenjutsu, pela Associação Nagai e apresentação de Waidako (tambores japoneses) pelo grupo Ren Taiko do Recife, da Associação Cultural Japonesa do Recife (ACJR).
Quando: 10/08
Horário: 19h
Visitação: 11 a 31/08
Horário: Terça a sexta, das 10h às 18h, sábado, das 15h às 18h, e domingo, das 15h às 19h

Palestra 
"Aventureiros dos sete mares: o trabalho dos missionários da companhia de Jesus no Japão dos samurais (Séculos XVI a XVIII)", pela pesquisadora Angélica Alencar, da Universidade de Sofia, no Japão e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Quando: 13/08
Horário: às 15h

Demonstração de Artes Marciais

Quando: 14/08
Horários: 15h, Judô pela Associação Nagai, 15h45, Karatê pela Associação Nagai, e 16h30, Aikido pela Associação Nagai

Data: 21/08
Horário: 16h, Kendo e iaido pela Associação de Kendo do Recife

Data: 28/08
Horário: 15h30, Kenjutsu pela Associação Nagai, 16h, Aikido pelo Centro Cultural Georges Stobbaerts, e 16h30, Tenchi Tessen Centro Cultural Georges Stobbaerts

Workshop (oficina) *
Data: 14/08
Horário: 15h e 16h (oficina de origami, dobradora de papel e origami modular)

Data: 21/08
Horário: 15h e 16h (oficina de furoshiki (tecido quadrado utilizado como embrulho)

Data: 28/08
Horário: 15h e 16h (oficina de origami (dobradura de papel e origami modular)

OBS: * 10 vagas por oficina, com duração de 45 minutos cada


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL