Cnema Após insultos, Joanna Maranhão é convidada para pré-estreia de filme pernambucano indicado a Cannes Kleber Mendonça Filho e Sonia Braga fizeram convite à nadadora: "Estupidez se limpa com delicadeza"

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 10/08/2016 12:25 Atualizado em: 10/08/2016 13:13

Lançamento nacional do filme será em setembro. Foto: Cinemascópio/Divulgação/Karina Morais/DP
Lançamento nacional do filme será em setembro. Foto: Cinemascópio/Divulgação/Karina Morais/DP


Eliminada na prova dos 200 metros borboleta, a nadadora pernambucana Joanna Maranhão enfrentou, mais uma vez, a fúria preconceituosa e criminosa das redes sociais, com desejos de estupro e morte. Nesta quarta-feira, em apoio à atleta, o cineasta Kleber Mendonça Filho e a atriz Sonia Braga a convidaram para a sessão de pré-estreia de Aquarius, sucessor do premiado O som ao redor.

"Gostaria de convidar Joanna Maranhão, uma das maiores atletas do Brasil, para a sessão de Aquarius no Recife. Estupidez se limpa com delicadeza", escreveu o diretor, na página dele no Facebook. A mensagem foi compartilhada pela protagonista: "Convite para Joanna Maranhão <3", disse ela. A exibição será no dia 20 de agosto. O horário e os preços dos ingressos ainda não foram anunciados.

Primeiro filme do estado concorrente à Palma de Ouro, no Festival de Cannes, na França, Aquarius foi premiado em competições na Austrália e na Polônia. Nesta terça-feira, ele foi selecionado para o New York Film Festival, nos Estados Unidos. O lançamento nacional do longa-metragem será em setembro, pouco depois de abrir o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Joanna Maranhão anunciou, através das redes sociais e em entrevistas, que vai denunciar as pessoas que a ofenderam após a Olimpíada. "Nadei mal e ponto final, é culpa minha. Agora, desejar que eu seja estuprada, que a minha mãe morra, comemorar porque eu não peguei uma semifinal por cinco centésimos é uma covardia, falta de caráter. Isso não se faz com ninguém", desabafou.

A pernambucana é uma das poucas atletas brasileiras que expõe o posicionamento político e já foi alvo de ofensas pelas declarações contra o impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Em 2008, ela denunciou abusos sexuais de um ex-treinador, na infância, e inspirou uma lei federal com o nome dela que modifica regras sobre prescrição do crime de pedofilia e estupro contra crianças e adolescentes.

O filme

O enredo de Aquarius conta a história de Clara (Sônia Braga), uma escritora e jornalista aposentada, moradora do edifício Aquarius, último de estilo antigo na beira-mar do bairro de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Dona de um apartamento repleto de discos e livros, ela precisa lidar com as investidas de uma construtora que pretende demolir o Aquarius e dar lugar a um novo empreendimento.

Também estão no elenco Maeve Jinkings (O som ao redor), Irandhir Santos (O som ao redor), Humberto Carrão, Zoraide Coleto, Carla Ribas (A casa de Alice), Paula de Renor, Fernando Teixeira (Baixio das bestas), Barbara Colen, Daniel Porpino, Julia Bernat (Aspirantes) e Pedro Queiroz, entre outros.

Aquarius foi produzido por Emilie Lesclaux (CinemaScópio Produções), em coprodução com a SBS (França), Videofilmes e Globo Filmes, a partir de investimento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e incentivo do Funcultura Pernambuco, além do patrocínio da Petrobras para sua distribuição, realizada no mercado brasileiro da Vitrine Filmes.

Assista ao trailer:



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL