Diario de Pernambuco
Busca
Teatro Espetáculo investiga linguagem em formato despojado e minimalista Peça Morder a língua entra em cartaz nesta quinta-feira no Marco Camarotti

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 11/08/2016 11:01 Atualizado em: 11/08/2016 09:24

Comunicação por gestos e palavras é tema da peça. Foto: Tristan Perez-Martin/Divulgação
Comunicação por gestos e palavras é tema da peça. Foto: Tristan Perez-Martin/Divulgação

Descobrir o que a linguagem pode revelar às pessoas e como ela pode mediar a nossa relação com o mundo é uma das propostas que o espetáculo Morder a língua traz para o palco do Teatro Marco Camarotti, onde tem uma curta temporada, de quinta-feira a domingo. Com direção artística e dramaturgia assinadas pelo pernambucano João Lima, atualmente radicado em Barcelona, na Espanha, a montagem traz, de forma despojada e minimalista, uma investigação sobre a interação entre gesto e palavra.

Junto com a bailarina argentina Cecilia Colacrai, Lima está em cena e trabalha com um texto e uma partitura coreográfica pensados para realçar esse intercâmbio entre os diferentes significados da linguagem. "Nos interessamos, desde o início, em trabalhar aspectos simples na composição do espetáculo. O processo durou, no total, um ano, e, em um primeiro momento, permitimos explorar diferentes improvisações, nas quais as palavras, desde o início, estavam presentes, seja de uma forma literal ou de uma forma complementar com o gesto. Desde o início, percebemos que estávamos tratando o corpo como material linguístico. Em cada contexto, cada particularidade vamos descobrindo diferenças, mal-entendidos e diferentes maneiras de se apropriar disso".

 A apresentação no Recife faz parte de uma turnê nacional que já contemplou cidades como Palmas, São Paulo, Teresina e Cuiabá. Além de Morder a língua, outro projeto em cartaz também tem o trabalho de João Lima envolvido. Em Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, que tem sessão especial hoje com trilha executada ao vivo, João foi responsável pela preparação de elenco e pela criação das coreografias. Ele também trabalhou em mais dois filmes pernambucanos: Em trânsito e Amor, plástico e Barulho.

 

SERVIÇO

Morder a língua, com João Lima e Cecilia Colacrai

Quando: De 11 a 14 de agosto – quinta a sábado, às 20h e domingo, às 18h Onde: Teatro Marco Camarotti – Rua do Pombal, s/n, Santo Amaro

Ingresso: R$ 20 e R$ 10 (meia)

Informações: 3216-1728



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL