Televisão Maria Bethânia estreia programa com Caetano Veloso e Chico Buarque entre os convidados Com quatro episódios, Poesia e Prosa vai ao ar neste domingo, às 22h, no Arte 1

Por: Viver/Diario - Diario de Pernambuco

Publicado em: 03/07/2016 13:30 Atualizado em: 01/07/2016 17:57

Maria Bethania, Chico Buarque e Wander Melo Miranda no programa Poesia e Prosa - Foto: Arte 1/Divulgação
Maria Bethania, Chico Buarque e Wander Melo Miranda no programa Poesia e Prosa - Foto: Arte 1/Divulgação
A relação de Maria Bethânia com literatura ganha um capítulo na televisão. Com quatro episódios de meia hora de duração, o programa Poesia e prosa estreia neste domingo, às 22h, no Arte 1 (TV por assinatura). A cantora recebe convidados para falar sobre obras literárias e resgatar o sentido de declamar poemas. O formato da atração reúne apresentação musical, declamação e conversa.

O primeiro episódio é dedicado a Clarice Lispector, que contará com a participação do irmão da apresentadora, o cantor e compositor Caetano Veloso, e da professora da USP Nádia Gotlib. Juntos, eles interpretam canções do espetáculo apresentado por Bethânia na década de 1980, inspirado no livro A hora da estrela, de Clarice. "Essa coisa dela com a poesia vem desde que ela era menina, e foi crescendo. Ela fala tão bem, né? Ela tem esse negócio, uma vivência, uma personalidade que combina com isso. Funciona. Não é fácil esse negócio, não. Bethânia é um caso especial. Acho que a poesia pode ocupar o lugar que é dela", diz Caetano.

O programa também terá a presença do artista plástico Roberto Corrêa dos Santos e do compositor Chico Buarque. Os outros episódios destacam a obra de Guimarães Rosa, Castro Alves e João Cabral de Melo Neto."Acho que tem pouco tempo pra ela. É da vida, é do tempo, do movimento do mundo, da rapidez… Fica tudo corrido. A poesia não pode correr. Tem que ter tempo pra sentir, pra dizer, pra ouvir, ter um motivo para escolher, tem que ter tudo isso", diz Bethânia.

De acordo com Mônica Monteiro, diretora-geral da atração, o programa está sendo produzido há um ano e contou com a participação da apresentadora no processo. O programa é inspirado no Caderno de poesias (Editora UFMG), lançado pela cantora em dezembro do ano passado, com poemas, canções e textos literários selecionados por ela e ilustrados por artistas brasileiros.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL