Diario de Pernambuco
Busca
Hollywood na tevê Série de Mick Jagger, Scorsese e Terrence Winter, Vinyl estreia neste domingo na HBO O seriado reconta o surgimento do punk e hip hop no início da década de 1970

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 14/02/2016 11:20 Atualizado em:

Foto: HBO/Divulgação (Foto: HBO/Divulgação)
Foto: HBO/Divulgação

Com o crescimento de produções televisivas de alto escalão, o veículo tem atraído cada vez mais atores, diretores e produtores que começaram a carreira no cinema. HBO, FX e Netflix investem em séries que emulam o glamour cinematográfico: atuações impactantes, efeitos especiais impressionantes e diretores do primeiro time.

Hoje, sexo, drogas e rock’n’roll invadem a tevê com a estreia de Vinyl, na HBO. Uma coprodução do canal com Martin Scorsese, Mick Jagger e Terence Winter, a série dramática estreia simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos. O seriado conta a história de um produtor da indústria fonográfica na década de 1970 em Nova York. Narração, flashbacks, detalhes de época e uma trilha sonora de tirar o fôlego fazem de Vinyl um irmão de clássicos do cineasta nova-iorquino como Os bons companheiros, Cassino.

O programa piloto de duas horas, dirigido por Scorsese, introduz o público a Richie Finestra (Bobby Cannavale), fundador e presidente da gravadora American century records, que está prestes a ser vendida. Desiludido com o estado da indústria, Finestra mergulha em uma espiral de álcool e cocaína. Na primeira cena, o público testemunha o colapso nervoso do executivo em um estacionamento quando, quase que num passe de mágica, um som único e instigante começa a tocar. A alguns metros do carro, o New York dolls está se apresentando.

A série também conta com Oliver Wilde (House) como a esposa de Finestra, Devon, ex-atriz e modelo que está no ciclo de amizades do lendário artista plástico Andy Warhol. Ray Ramono vive Zak Yankovich, sócio da American century, que mantém uma relação profissional tensa com o protagonista, especialmente quando o rumo da gravadora é alterado pela revolução musical de 1973.

Vinyl vai se aprofundar na história do rock setentista com participações especiais que darão vida a lendas do gênero como Robert Plant, David Bowie, Stephen Stills, David Crosby, Hilly Kristal e Peter Tosh. A maior aposta da HBO para a temporada chega trazendo de volta o estilo de vida pesado e frenético que marcou uma geração.

Um contador de histórias
Vinyl não é o primeiro projeto liderado por Martin Scorsese na tevê — o cineasta fez parte do time de produtores de Boardwalk empire: O império do contrabando, em parceria com Terence Winter. Assim como na produção sobre o mundo da música, o nova-iorquino dirigiu o piloto da série sobre o mundo da máfia no começo do século 20, provando ter o mesmo talento para televisão quanto para o cinema.

A novidade, no entanto, está no fato de que essa é a primeira vez que Scorsese, fã confesso das bandas de rock setentistas, traz uma obra fictícia sobre o universo da música para a tela. Em 2008, o diretor filmou uma apresentação da banda Rolling Stones e a transformou no documentário Shine a light que, apesar de apresentar idiossincrasias do cineasta, não permitiu que ele contasse uma história como em

Serviço
Vinyl
Neste domingo, na HBO, às 23h (horário do Recife).

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL