Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval Carnaval 2016: Alternativa à folia na capital, Gravatá promete virar Nova Orleans Gravatá Jazz Festival promove shows diurnos e noturnos, entre o Sábado de Zé Pereira e a Terça-feira Gorda

Por: Larissa Lins - Diario de Pernambuco

Publicado em: 27/01/2016 11:38 Atualizado em:

Tony Tornado, Jards Macalé, Roberto Menescal e Wanda Sá estão entre as principais atrações do festival. Fotos: Divulgação
Tony Tornado, Jards Macalé, Roberto Menescal e Wanda Sá estão entre as principais atrações do festival. Fotos: Divulgação

Máscaras de gesso, colares de conchas e alegorias em dourado, verde e roxo, símbolos dos desfiles da Mardi Gras (Terça Gorda) de Nova Orleans (EUA), sobem a Serra das Russas em direção a Gravatá, Agreste do estado, a partir do dia 6 de fevereiro. O município pernambucano recebe, no Sábado de Zé Pereira, a chave da cidade novaiorquina, enquanto músicos como Jards Macalé, Bex Marshall e Roberto Menescal fazem ressoar acordes do jazz, do blues e da bossa nova em novo cenário, durante o Gravatá Jazz Festival, considerado principal alternativa à festa na capital. Pouco mais de cinco semanas separam o cancelamento do festival em seu palco de origem, Garanhuns (onde foi realizado entre 2008 e 2015), e o anúncio da grade de atrações do evento repaginado, divulgada ontem.

Dessa vez, o trompetista novaiorquino Mark Rapp, o organista austríaco Raphael Wressing e a cantora africana Koko-Jean Davis se unem a nomes locais em duetos no palco principal e em jam sessions após os shows. Para o curador e produtor do evento, Giovanni Papaleo, a combinação musical obtida nesses encontros desmistifica os modelos tradicionalistas de festivais de jazz. “Referências nacionais, como a bossa nova e o próprio frevo, enriquecem o ritmo, aproximando o jazz do público e estreitando a relação com nossas tradições carnavalescas”, explica Papaleo.

Tico Santa Cruz cantará blues no Gravatá Jazz. Foto: Reprodução da internet
Tico Santa Cruz cantará blues no Gravatá Jazz. Foto: Reprodução da internet
O dueto entre Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas), marcado para o próximo dia 7, por exemplo, reverencia a obra de Alceu Valença e a de Raul Seixas, ambos nordestinos, pela vertente do blues. A alquimia funciona e é replicada: integrantes do Barão Vermelho também mantêm projeto em paralelo à agenda da banda, mesclando o rock nacional ao blues norte-americano - eles foram, inclusive, encarregados de abrir o Gravatá Jazz.

Apresentações em igrejas locais durante as tardes, workshops gratuitos e oficinas destinadas às crianças complementam a programação, que inclui, ainda, circuito gastronômico e exibição de filmes dedicados à vida e obra de artistas do blues e do jazz. Segundo estimativa dos organizadores, o festival deve reunir 50 mil pessoas, com 95% de ocupação hoteleira e movimentação econômica entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões. Os dados são baseados em pesquisa realizada pela Fliporto Editora e Produções, a partir de aferições realizadas no último Garanhuns Jazz Festival, em fevereiro do ano passado.

A chave de Nova Orleans será entregue ao município de Gravatá. Foto: Marcelo Guimarães/Divulgação
A chave de Nova Orleans será entregue ao município de Gravatá. Foto: Marcelo Guimarães/Divulgação
A mudança de local, contudo, ainda é tema delicado. “Foi uma decisão unilateral, tomada pelo prefeito de Garanhuns. O governo do estado soube através da imprensa. Não fomos comunicados, nem procurados para oferecer alternativas, aporte financeiro”, pontuou Felipe Carreras, secretário de Turismo do estado. A nova localização, porém, pouco mais de 80 quilômetros distante da capital pernambucana, é vista pelos organizadores como vantajosa: pode atrair, segundo eles, recifenses em visita a municípios próximos - tradicionais do circuito carnavalesco, como Bezerros -, no caminho de volta para casa.
    
SERVIÇO
Gravatá Jazz Festival

Quando: De 6 a 9 de fevereiro
Onde: Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e Parque da Cidade, no Centro de Gravatá
Acesso gratuito

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 6 de fevereiro, a partir das 20h

Rodrigo Santos (Barão Vermelho) e banda + Guto Goffi
Wanda Sá
Wallace Seixas trio e Buiu
Jards Macalé e Victor Biglione
 
Domingo, 7 de fevereiro, a partir das 15h
Guitsan Duo
Caro Watson

Domingo, 7 de fevereiro, a partir das 20h

Tico Sta Cruz e Renato Rocha (Detonautas) com Jefferson Gonçalves
Koko Jean Davis
Igor Prado Band e Raphael Wressnig
Tony Tornado e LAB 75
 
Segunda, 8 de fevereiro, a partir das 15h
Mauricio Menezes
Trimúrt
 
Segunda, 8 de fevereiro, a partir das 20h
Luciano Magno convida Roberto menescal e Sabrina Parlatore
Contrabanda
Allycats
Mr. Trio
 
Terça, 9 de fevereiro, a partir das 15h
Valvulados
Vasco faé
Carol ribeiro
 
Terça, 9 de fevereiro, a partir das 20h
Mardi Gras
Derico/Flavio Guimarães/Uptown Blues Band
Artur Menezes + Vasco Faé
Dom Ângelo Jazz Combo e Mark Rapp
Bex Marshal



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL