TEMPO FECHADO

Homem morre soterrado por barreira na Mata Sul; chuva deixa desabrigados e provoca transtornos

Departamentos de Defesa Civil monitoram precipitações. Apac emitiu alerta e Recife em mobilização

Publicado em: 04/04/2024 16:37 | Atualizado em: 04/04/2024 16:38

A morte do idoso de 72 anos foi confirmada pela defesa civil de Barreiros, Mata Sul do Estado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)
A morte do idoso de 72 anos foi confirmada pela defesa civil de Barreiros, Mata Sul do Estado (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

As fortes chuvas desta quinta-feira (4) provocaram morte, deixaram desabrigados e causaram transtornos em Pernambuco.
 
A morte aconteceu em Barreiros, na Zona da Mata Sul do Estado, onde choveu 76 milímetros em 24 horas, segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). 

A vítima é um homem de  72 anos e estava dentro de casa, no bairro Santa Gorete. Segundo a Defesa Civil de Barreiros, José Rocha Lins estava varrendo o quintal, por volta das 10h, quando a casa dele foi atingida pela barreira. 

Ele era sargento reformado da Polícia Militar de Alagoas, ainda segundo a prefeitura. 
 
Um vídeo que está circulando nas redes sociais, mostra os vizinhos da vítima juntamente com a equipe da Defesa Civil do município tentando resgatar o idoso soterrado.

A coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Barreiros emitiu uma nota oficial explicando que apesar das fortes chuvas no município, o deslizamento da barreira aconteceu por causa de uma obra realizada por um vizinho que mora na parte de cima da casa da vítima.

“Hoje dia 04 de Abril de 2024 às 10h, a Defesa Civil do município recebeu uma ligação de um munícipe sobre um deslizamento de barreira com vítima no bairro de Santa Gorete. Dez minutos depois a equipe chegou ao local, onde populares já estavam tentando resgatar a vítima, e foram auxiliados pela Equipe técnica da Defesa Civil e Secretaria de Obras, onde o trabalho de resgate foi concluído e a vítima estava em óbito. Apesar de estar chovendo, a equipe constatou que o deslizamento de barreira se deu por consequência de uma obra irregular realizada por um vizinho na parte  superior do talude. Apesar do volume pluviométrico de 61.69mm a residência da vítima não sofreu danos. O mesmo foi vitimado por estar limpando o seu quintal no momento do deslizamento. A Secretaria de Ação Social está fazendo todo acompanhamento junto à família, disponibilizando auxílio funerário e todo acompanhamento psicológico necessário”, diz a nota.

Mais casos

No início da tarde, a  Coordenadoria de Defesa Civil do Estado de Pernambuco (Codecipe) emitiu uma nota sobre a situação das chuvas.
 
No comunicado, confirmou a morte em Barreiros e deu detalhes sobre outras ocorrências. 

Em Petrolina, no Sertão, foi registrado um acumulado de mais de 100 milímetros de chuva, em 24 horas.

Houve alagamentos em diversos pontos da cidade. Segundo a Codecipe, ao menos 10 pessoas ficaram desabrigadas. 

"Nas demais cidades do Estado, não foram relatadas, até as 13h, ocorrências para a central da Defesa Civil do Estado”, diz a nota.

Alerta

Nesta quinta, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de estado de atenção por causa da previsão de chuva com intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata do estado. O Estado entrou em "estágio de atenção". 

Grande Recife 
A chuva causou alagamentos em diversas vias na Região Metropolitana (Foto: Priscilla Melo/DP foto)
A chuva causou alagamentos em diversas vias na Região Metropolitana (Foto: Priscilla Melo/DP foto)

A chuva causou alagamentos em diversas vias na Região Metropolitana. Entre os pontos alagados, estavam a Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife; a Estrada dos Remédios, em Afogados, na Zona Oeste da cidade; e a Estrada da Batalha, em Jaboatão dos Guararapes.

Universidades que funcionam no Recife como a UNIFBV, Sopece, Estácio e Católica cancelaram as suas atividades de hoje devido às chuvas. 

O Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC) também cancelou o evento que seria comemorado os 60 anos da chegada de Dom Helder na Arquidiocese de Recife e Olinda. A nova data será divulgada em um momento oportuno, de acordo com o instituto.
  
Em Olinda, uma árvore grande caiu na Avenida Pan-Nordestina e deixou apenas uma faixa livre para o trânsito.

Onde choveu 
 
Até as 15h, as maiores precipitações tinham sido registradas nas seguintes áreas: 

Petrolina: 108 milímetros
Olinda: 83 milímetros
Paulista: 78 milímetros
Barreiros: 76 milímetros 
Tamandaré: 73 milímetros 

Recife
O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou no Estágio de Atenção às 8h40 desta quinta-feira (4) (Foto: Priscilla Melo/DP foto)
O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou no Estágio de Atenção às 8h40 desta quinta-feira (4) (Foto: Priscilla Melo/DP foto)

No Recife, o Centro de Operações (COP) também emitiu nota informando que a cidade entrou no Estágio de Atenção às 8h40 desta quinta-feira (4), divulgando também o plano de ação da cidade para o inverno de 2024, confira.

“O Centro de Operações do Recife (COP) informa que a cidade entrou no Estágio de Atenção às 8h40 desta quinta-feira (4). Isso indica que já foram identificadas algumas ocorrências, há alteração perceptível na rotina urbana e a rotina dos moradores pode ser impactada. Nas últimas 24h, foram registradas chuvas que chegaram a 61,5 mm na estação pluviométrica do Pina. O pico da maré é às 12h36, com 2 metros. O COP registrou 59 chamados para a Defesa Civil desde a meia noite, entre solicitações de vistorias e pedidos de colocação de lonas plásticas, todas sem gravidade. 

A Defesa Civil do Recife mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelo telefone 0800.081.3400. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que os moradores das áreas de risco fiquem atentos e acionem o órgão em caso de necessidade. A população deve ficar atenta aos canais digitais da Prefeitura do Recife, que estarão sempre atualizados sobre a situação.

Ação

A Prefeitura do Recife está investindo R$ 314,5 milhões na Ação Inverno 2024, conjunto de intervenções destinadas a minimizar os impactos das chuvas. A grande novidade deste ano será o início, até julho, das obras do Plano de Intervenção na Macrodrenagem do Rio Tejipió, que conta com intervenções de alargamento, início da dragagem do rio, construção de reservatórios e parques alagáveis para reduzir os problemas de alagamento na bacia do rio. Entre as outras medidas incluídas na Ação Inverno 2024 estão os trabalhos de micro e macrodrenagem, limpeza de canais, contenção de encostas, prevenção e monitoramento em áreas de risco, mutirões e eliminação de pontos críticos de alagamento”, informa a nota.

Comportas Abertas

Nesta quinta (4), a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (SRHS-PE) fez abertura, em 70 centímetros, de uma das comportas da barragem de Lagoa do Carro, mais comumente conhecida como Barragem de Carpina. 

Segundo o governo, a intervenção será mantida e monitorada até que sejam liberadas vazões na ordem de 32 metros cúbicos de água por segundo.
 
O objetivo é fazer com que o volume do reservatório atinja a cota de 108,8 metros, cumprindo o protocolo para Operações de Sistemas de Controle de Cheias das Bacias Hidrográficas dos Rios Capibaribe e Una.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL