CRIME

Criminosos roubam bicicletas no Parque das Graças, na Zona Norte do Recife

No momento da fuga, eles jogaram quatro das sete bicicletas no Rio Capibaribe

Publicado em: 05/04/2024 11:41 | Atualizado em: 05/04/2024 12:30

As bicicletas jogadas no Rio Capibaribe foram recuperadas por meio do uso de pesca magnética  (Foto: Cortesia )
As bicicletas jogadas no Rio Capibaribe foram recuperadas por meio do uso de pesca magnética (Foto: Cortesia )

A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) instaurou um inquérito para identificar e investigar os suspeitos de praticar um arrastão contra ciclistas no Parque das Graças, na Zona Norte do Recife. O caso aconteceu na quinta-feira (4) e foi confirmado pela corporação nesta sexta (5). 

O grupo de dez jovens estava concentrado na Via Parque Lúcia Moura quando foi abordado por dois homens armados, segundo testemunhas. Os assaltantes roubaram sete bicicletas, dois celulares e mais pertences das vítimas. No momento da fuga, eles jogaram quatro bicicletas no Rio Capibaribe. 
 
As bikes foram recuperadas com a ajuda de pesca magnética. O responsável pelo resgate foi Tiago Pereira Wanderley, de 42 anos, que é o criador da página “Recife Magnética Oficial”, no Instagram, e faz o trabalho de pesca magnética para a retirada de entulhos do Capibaribe e outros estuários da cidade. 
 
“Os criminosos jogaram quatro bicicletas no rio. Provavelmente para que as pessoas que não tiveram as bikes roubadas fossem atrás deles. No dia seguinte, eu fui chamado pelas vítimas para fazer o resgate. Eu não conseguiria retirar apenas com o ímã.  Então, eu levei uma âncora com quatro pontas, e quando o ímã batia nelas (bikes), eu jogava a âncora para poder enganchar e, assim, ajudar a puxá-las. Como a correnteza era muito forte, o imã não daria vencimento não. E aí as bicicletas iriam terminar ficando embaixo do pier. Aí seria impossível fazer o resgate das bikes”, explicou.

O parque teve a sua última etapa de revitalização inaugurada no último dia 12 de março com o novo trecho de 260 metros de extensão, situado entre as imediações da Rua das Pernambucanas e a Rua Joaquim Nabuco. 

O que disseram as polícias Civil e Militar 

Segundo a Polícia Civil, uma das vítimas prestou queixa na Delegacia pela Internet.  

“A vítima, uma mulher de idade não informada, afirma que estava em uma parque público no bairro das Graças, quando desconhecidos chegaram e subtraíram sua bicicleta”, disse, por meio de nota. 
 
“As investigações foram iniciadas e continuam até o esclarecimento do caso”, completou.

Procurada pela reportagem do Diario de Pernambuco, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) informou que, após o ocorrido, intensificou o policiamento no local e que realiza diligências para tentar identificar e prender os suspeitos. 

Confira na íntegra:

“A Polícia Militar informa que o policiamento na Zona Norte do Recife, especificamente nas Graças, alvo do questionamento, é realizado diuturnamente pelo 13° BPM através do Policiamento Ostensivo Geral, realizado por guarnições táticas, na ação de presença e pontos de bloqueios, atuando a fim de reforçar a segurança pública do local.  Sobre o fato questionado, constatou-se que foi gerada ocorrência, sendo empenhado o efetivo, que realizou várias incursões no local e adjacências, todavia, não localizou o acusado. As rondas foram intensificadas no bairro, no sentido de incrementar as ações preventivas”. 

Até a última atualização desta matéria, não havia informações sobre a prisão dos suspeitos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL