Atenção
Comportas de barragem são abertas na Zona da Mata Norte. Estrada tem interdição
Governo anunciou que intervenção será realizada nesta quinta (4), na barragem de Carpina. Trecho da PE-50 está fechado
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 04/04/2024 07:25
![]() |
Barragem terá comportas abertas nesta quinta (4) (Foto: Divulgação) |
Moradores da Zona da Mata Norte devem ficar atentos.
Nesta quinta (4), a Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento do Estado (SRHS-PE) informa que, na manhã desta quinta-feira (4), realizará a abertura, em 70 centímetros, de uma das comportas da barragem de Lagoa do Carro, mais comumente conhecida como Barragem de Carpina.
Segundo o governo, a intervenção será mantida e monitorada até que sejam liberadas vazões na ordem de 32 metros cúbicos d’água por segundo.
O objetivo é fazer com que o volume do reservatório atinja a cota de 108,8 metros, cumprindo o protocolo para Operações de Sistemas de Controle de Cheias das Bacias Hidrográficas dos Rios Capibaribe e Una.
Essa norma foi estabelecida pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac).
" A ação deverá reduzir o volume do reservatório de forma gradual, sem que ocorra um impacto significativo nos níveis do Rio Capibaribe", informou a secretaria.
Ainda segundo o governo, foi necessário interditar a rodovia PE-50, especificamente na ponte do Cumbe, localizada no trecho Limoeiro/Feira Nova, até que seja atingida a cota de segurança de acumulação da barragem, de modo que o fluxo na ponte não traga riscos a pedestres e motoristas.
"A operação é coordenada pela SRHS-PE, por meio de sua Gerência de Segurança de Barragens, com apoio da Apac, Compesa e DER", acrescentou.
Alerta de chuva
Está em vigor até esta quinta um alerta de chuva feito pela Apac.
O aviso é válido para o Sertão, Agreste e Fernando de Noronha.
A Apac explicou que há a "atuação do Sistema Meteorológico conhecido como Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), comum neste período".
Ele provoca chuvas no Sertão e Agreste, principalmente nos períodos da tarde e noite, em todas as regiões mais ao norte.
Ainda segundo a Apac, são esperadas chuvas com intensidade moderada, mas algumas áreas podem ocorrer pancadas maiores num curto intervalo de tempo, na região do Agreste e Sertão de Pernambuco.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS