Clouds25° / 27° C

Perfil do estado

Pela primeira vez, IBGE divulga coordenadas geográficas do Censo em Pernambuco

Elas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e para acompanhar a evolução da coleta

Publicado em: 02/02/2024 11:05

Censo mostrou o perfil de Pernambuco  (Foto: Arquivo)
Censo mostrou o perfil de Pernambuco (Foto: Arquivo)
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nesta sexta (2), as coordenadas geográficas dos endereços de Pernambuco.
 
No Censo de 2022, essas coordenadas serviram para monitorar o trabalho dos recenseadores e para acompanhar a evolução da coleta.

Essa foi  a primeira vez que o Instituto captou esse dado para todos os domicílios do país.
 
No Censo Agropecuário de 2017, o IBGE já havia realizado essa captação na área rural, referentes aos estabelecimentos agropecuários. 
 

O resultado de todo esse trabalho integrará o Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE), a base de endereços usada pelo IBGE não só no Censo Demográfico, mas também em outras pesquisas domiciliares, como a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) e a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (PNDS).

A partir desta sexta, os microdados estão à disposição da sociedade para aplicação em diversas situações, como a localização de endereços em áreas de risco, no caso de enchentes, deslizamentos e queimadas. 

Outro possível uso é localizar endereços em zonas de planejamento da administração pública, em unidades de conservação ambiental e em áreas de atuação de um determinado empreendimento.

As coordenadas dos endereços podem ser utilizadas com outras bases de dados, como as áreas de risco identificadas pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM).

Por meio  de filtros espaciais, é possível saber quantos domicílios particulares estão dentro de áreas de impacto ou suscetíveis, bem como os estabelecimentos de outras finalidades, como os de saúde e edificações em construção.

As coordenadas geográficas podem ser consultadas por espécie de endereço. Estão disponíveis a latitude, a longitude e o código da espécie, ou seja, a finalidade de uso de endereço. 

Assim, o usuário vai saber se aquele ponto representado é um domicílio particular ou coletivo, se é um estabelecimento agropecuário, de saúde ou de ensino.

Para quem servem 
 
As coordenadas geográficas já podem ser visualizadas na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

No Censo 2022, foram registrados 5.120.482 milhões de coordenadas geográficas para as espécies de endereços identificadas na operação censitária em Pernambuco. 

Desse total, 5.092.676 foram validadas após a coleta, o que representa 99,5% daquelas vindas do cadastro do Censo originalmente. 

Cada endereço tem uma coordenada. Se num mesmo local há duas espécies de endereços, como um domicílio particular e um estabelecimento agropecuário, então esse mesmo endereço terá dois pares de coordenadas, com dois registros diferentes no arquivo do produto.

Do total de endereços coletados no Censo em Pernambuco, 79,9% (ou aproximadamente 4,1 milhões de endereços) eram domicílios particulares e 2.884 (ou 0,1%) eram domicílios coletivos. 

É possível também observar os tipos de estabelecimentos no estado: 577.168, ou a maioria deles, se enquadram em outras finalidades (ou 11,3% do total). 

Neste grupo estão as lojas comerciais, por exemplo. Já os estabelecimentos de ensino eram 13.373, os de saúde eram 9.477 e os religiosos, 24.931. 

As edificações em construção eram 193.443. A distribuição dessas espécies de endereços entre as unidades da federação ser conferida na tabela a seguir:

Coleta digital do Censo permite a captação das coordenadas geográficas

As coordenadas geográficas dos endereços foram coletadas pelos mais de 180 mil recenseadores que trabalharam no Censo Demográfico 2022 em todo o Brasil, por meio dos seus dispositivos móveis de coleta (DMC).

Essas coordenadas eram coletadas durante a confirmação ou inclusão de endereços no cadastro do IBGE. 

O recenseador, durante o percurso no setor censitário, encontrava o endereço em uma lista prévia que já estava carregada no DMC. 

Ele confirmava aqueles que já existiam e estavam na lista e incluía os que não estavam. Após a inclusão ou confirmação de um endereço, o aplicativo do DMC registrava a coordenada geográfica daquela unidade visitada.

A coleta de latitude e longitude em campo também era utilizada para supervisionar o trabalho do recenseador. 

Durante a realização da entrevista, quando o questionário era aberto, o aplicativo coletava automaticamente, de forma transparente, algumas coordenadas geográficas com intervalo específico de tempo, de modo que o supervisor pudesse conferir se aquela entrevista foi realizada no local correto.

Nas divulgações do CNEFE, os dados são relacionados apenas aos endereços, respeitando o sigilo estatístico. 

O IBGE está divulgando apenas as coordenadas com o código da UF e o código do município, recorte geográfico máximo que o instituto tem divulgado até o momento. 

Na próxima divulgação do CNEFE, prevista para este ano, haverá a inclusão de outros dados, como o endereço completo com logradouro, número, complemento, localidade e CEP.

Mais sobre a pesquisa

O Censo Demográfico é a mais completa operação estatística realizada no país, indo a todos os domicílios dos 5570 municípios brasileiros e coletando as coordenadas geográficas das espécies de endereços visitados pelos recenseadores. 

Os dados podem ser visualizados na Plataforma Geográfica Interativa (PGI) e no panorama do Censo 2022.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua