Clouds25° / 27° C

Prevenção

Abrigos de idosos de Olinda não registram casos do novo coronavírus

Publicado em: 04/08/2020 16:37 | Atualizado em: 04/08/2020 17:35

Protocolo elaborado pelo infectologista da rede municipal Gabriel Serrano foi decisivo para resultado positivo  (Prefeitura de Olinda/Divulgação)
Protocolo elaborado pelo infectologista da rede municipal Gabriel Serrano foi decisivo para resultado positivo (Prefeitura de Olinda/Divulgação)

Os ambientes que mais necessitam de atenção quando o assunto é a pandemia do novo coronavírus são os abrigos de idosos, que são considerados grupo de risco. Porém, em Olinda, o trabalho preventivo elaborado pelo infectologista da rede municipal Gabriel Serrano tem sido um sucesso até o momento. Em 120 dias, desde a chegada do vírus a Pernambuco, nenhum dos 188 idosos espalhados em oito unidades contraiu a doença.  

O alerta é embasado pelos números. Em média, 30% dos casos de Covid em Pernambuco são em idosos. De acordo com o médico do município, estratégias diferentes foram adotadas em cada abrigo, além do apoio de moradores e funcionários. 

“A gente conseguiu montar um protocolo levando em consideração a nossa realidade, trazendo experiências de outros países, adaptada para a nossa realidade. Isolamos nossos idosos. Foi difícil, mas conseguimos suspender as visitas desde março, por exemplo, numa época em que essa conduta ainda nem era adotada”, comentou o idealizador dos protocolos.  

Para esse sucesso, as Instituições de Longa Permanência dos Idosos precisaram passar por uma transformação física e de hábitos. De acordo com Serrano, foi recomendado o uso de máscara a todo momento, higienização das mãos, uso de álcool, os funcionários tiram o sapato quando chegam e botam novo calçado na instituição, tomam banho e trocam de roupa.  
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua