Diario de Pernambuco
Busca

Saúde

PE: Número de casos confirmados do novo coronavírus sobe para 48

Publicado em: 26/03/2020 17:40 | Atualizado em: 26/03/2020 20:58

 (Foto: Danny Lawson/AFP
)
Foto: Danny Lawson/AFP
Subiu para 48 o número de casos confirmados do novo coronavírus em Pernambuco. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (26) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), os dois novos casos são de um paciente de 63 anos que está em Unidadede Terapia Intensiva (UTI) e de uma pessoa, de idade não informada, que está em isolamento domiciliar. Os dois pacientes são moradores do Recife. Dos 48 casos confirmados no estado, 29 estão em isolamento domiciliar e 10 estão internados, sendo sete em UTI. Ainda de acordo com o novo balanço da SES-PE, passou de cinco para seis o número de pessoas que estão curadas da Covid-19 - todas são do sexo feminino e com idades entre 16 e 67 anos.

Na manhã desta quinta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou mais duas mortes pelo novo coronavírus no estado, subindo para três o número de óbitos provocados por Covid-19. O primeiro ocorreu nessa quarta (25). Nessa quinta, morreram outros dois pacientes, um morador do Recife e um estrangeiro, que estavam internados no Real Hospital Português (RHP). "Os óbitos registrados no estado são de casos que consideramos como de gravidade, de isosos com comorbidades, o que confirma a literatura médica. Não são todos desse grupo que evolui para esse quadro, mas o cuidado é importante", afirmou o infectologista Demetrius Montenegro.

O canadense de 79 anos que chegou ao Recife no dia 12 de março no navio Silver Shadow morreu nesta quinta no RHP. Durante o desembarque do cruzeiro, ele passou mal, e o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Metropolitano do Recife foi acionado. Ao chegar ao local, a equipe médica do Samu verificou que o paciente apresentava febre e sintomas respiratórios (tosse e dificuldade de respirar), se encaixando como um caso suspeito para Covid-19. O canadense, ex-tabagista e com problema cardíaco, foi encaminhado ao Real Hospital Português, onde foi entubado e levado à UTI.

O paciente foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Entretanto, ele faleceu na madrugada desta quinta.

O segundo paciente é um homem de 69 anos, morador do bairro do Pina, Zona Sul do Recife, hipertenso e com histórico de viagem para Portugal e Itália. Ele voltou da Europa no dia 10 de março. No dia 12, ele foi atendido em uma unidade de saúde privada, apresentando febre e alteração na ausculta pulmonar. Após receber a assistência e fazer a coleta de material para análise laboratorial, foi liberado para isolamento domiciliar.

No dia 19, o paciente de 69 anos buscou outra emergência, a do Real Hospital Português, com dispneia e insuficiência respiratória. Na ocasião, foi entubado e levado à UTI. No dia 21, iniciou diálise. Dois dias depois, apesar da gravidade, estava sem febre e sem a necessidade do uso de drogas vasoativas. Nessa quarta, teve uma piora da função renal. Durante a internação, utilizou antibiótico e também a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Não tinha indicação para uso do oseltamivir. Também veio a óbito na madrugada desta quinta.

Primeira morte

O primeiro óbito registrado em Pernambuco foi o de um homem de 85 anos, morador do Recife, que faleceu na manhã dessa quarta-feira. No dia 19 de março, ele havia sido atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com um quadro de febre, tosse seca, dispneia (dificuldade de respirar) e dor toráxica. O paciente recebeu a devida assistência na UPA, foi entubado e, em seguida, transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc). Lá, foi iniciado tratamento medicamentoso, com antibiótico e o antiviral oseltamivir.

Apesar de o idoso apresentar melhora no quadro respiratório e infeccioso, pelo seu histórico de comorbidades, teve uma piora na função renal, sendo necessário iniciar a hemodiálise na última terça-feira (24), um procedimento considerado de risco para pessoas acima dos 80 anos. Na manhã da última quarta, durante a sessão de diálise, o homem teve uma parada cardiorrespiratória. Apesar das tentativas de reanimação pela equipe médica, ele faleceu.

Sepultamento

De acordo com a SES-PE, os sepultamentos devem ocorrer com o mínimo de pessoas, respeitando o decreto estadual que proíbe aglomerações com mais de 10 pessoas. O corpo deve ser envolto em lençol com dois sacos selados e caixão fechado para enterro.

Em relação ao corpo do canadense, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o Real Hospital Português está em tratativas com a esposa dele, que também recebeu confirmação para a Covid-19 e foi internada no hospital, e com o Consulado Canadense. "Ainda não temos confirmação do destino desse caso (se o corpo irá para o Canadá ou se será enterrado no Recife)", disse Longo.  

Outros vírus

Desde o início do ano, Pernambuco registrou 166 casos confirmados para outros vírus de transmissão respiratória. Foram 98 casos de Influenza A; 44 de Influenza B; 11 de Influenza A(H1N1); seis casos de rinovírus; quatro testes positivos para outros tipos de coronavírus e três para outros vírus. De janeiro a 26 de março, o estado registrou 27 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave, sendo cinco óbitos decorrentes de casos confirmados de Influenza A, três de Influenza B e três positivos para Covid-19. Outros seis testes deram negativos para Covid-19 e ainda aguardam resultado de exames para Influenza. Além desses, 10 testes deram negativo tanto para Covid-19 quanto para Influenza e ainda estão em investigação.   

Ainda não existe uma vacina para o novo coronavírus, mas há imunização para evitar outras formas de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Desde essa segunda-feira (23), idosos e profissionais de saúde começaram a receber a vacina contra gripe. Eles são o público-alvo da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que foi antecipada em um mês. Na primeira fase, Pernambuco tem uma população a vacinar de 1.148.115. O objetivo da antecipação é proteger os pernambucanos contra três vírus da influenza - A(H1N1), A(H3N2) e B -, evitando adoecimentos e, consequentemente, o impacto nos serviços de saúde neste momento da ocorrência de casos do novo coronavírus.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL