Direitos Humanos

Mutirão para alteração de prenome e gênero para trans e travestis acontece em Garanhuns

Publicado em: 31/01/2020 18:51

 (Foto: SEDH/Divulgação)
Foto: SEDH/Divulgação
Depois de várias tentativas frustrada, a cabeleireira Adriana Silva, 29, finalmente conseguiu ver o nome pelo qual se identifica nos documentos. Ela e outras 22 transexuais e travestis foram atendidas nesta sexta-feira (31) em um mutirão para alteração de prenome e gênero que aconteceu em Garanhuns, Agreste do estado. Ao todo, 87 pessoas já foram atendidas em três edições do mutirão.

O terceiro mutirão de alteração de prenome e gênero no registro civil foi realizado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH ), por meio do Centro Estadual de Combate à Homofobia (CECH), em parceria com Defensoria Pública do Estado. "É muito triste a gente chegar nos lugares e nos identificarem com o nome masculino. Agora, tenho a esperança de ter o respeito da população", disse Adriana.

A ação tem o objetivo de garantir a agilidade no processo, gratuidade dos serviços nos cartórios e a economia de cerca de R$ 200 - valor médio do procedimento de alteração dos documentos - para cada solicitante, como forma de promover cidadania e dignidade população beneficiada. Nesta terceira edição, foi realizado um pré-agendamento com nomes e contatos das pessoas interessadas em realizar a alteração. Foram atendidas pessoas de Garanhuns, Águas Belas, Inajá, Ibateguara, Miracita, Ibirajuba e outros municípios do Agreste.

Esta foi a primeira vez que o mutirão de alteração de prenome e gênero aconteceu fora do Recife. "Temos mais duas ações, ainda sem local definido, para este semestre. Interiorizar é uma das nossas metas para 2020. Queremos levar mais cidadania para as pessoas trans e travestis do estado. Garantir que o nome pelo qual se identificam no documento é um passo para isso já que muitas situações de constrangimento são causadas justamente por não ter o nome no documento", afirmou o secretário-executivo de Direitos Humanos de Pernambuco, Diego Barbosa.



Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL