Educação

Doutorado em saúde integral será oferecido por Imip e HCP

Publicado em: 23/08/2019 17:03

Foto: Leandro de Santana / ESP.DP Foto
Um novo curso de doutorado será ofertado em Pernambuco por meio de uma parceria entre o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e o Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP). A pós-graduação Stricto Sensu formará doutores em Saúde Integral e é destinada a profissionais da área de saúde que atuam no HCP. Serão ofertadas oito vagas, em edital que será publicado na próxima segunda-feira (26). As inscrições para o preenchimento das oito vagas acontecerá entre os dias 23 de setembro e 04 de outubro, já as atividades acadêmicas estão previstas para novembro deste ano, com duração de 48 meses.

Os futuros doutores precisarão atingir a carga horária exigida no programa, entre aulas teóricas e práticas, que serão ministradas no Imip ou HCP. Além disso, terão que realizar  pesquisas nas áreas clínicas, epidemiológicas e translacionais do tratamento contra o câncer. A seleção será feita por meio de análise de currículo, prova de idiomas e entrevista. “Precisam ser profissionais contratados pelo HCP, ter vocação e interesse na realização de pesquisa e disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária”, explicou assessor da superintendência de Ensino e Pesquisa do HCP e coordenador operacional do Dinter, Guilherme Costa.

O programa visa aumentar as chances de inserção dos centros de referência em oncologia da rede SUS de Pernambuco no cenário do ensino e de pesquisa em câncer no país e no mundo. “No passado, já realizamos um dinter com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), no qual nossos profissionais fizeram aulas com eles. Agora estamos fazendo o inverso, para que os profissionais do HCP façam o doutorado conosco. Estamos qualificando os recursos humanos em saúde  integral e em particular na oncologia, e que irá impactar o Sistema Único de Saúde do nosso Estado”, detalhou a superintendente de Ensino e Pesquisa do Imip, Afra Suassuna.

A meta a partir do programa é criar também um colegiado no HCP que possibilite futuramente a criação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu na área de oncologia da própria unidade. Atualmente o nordeste não possui uma pós-graduação Stricto Sensu em  oncologia voltada para o estudo de diversos tipos de neoplasias. O edital a ser lançado será disponibilizado no site das duas instituições, mas as inscrições para a seleção serão feitas no HCP. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL