EDUCAÇÃO

'Criança deve explorar web de forma consciente'. Confira a entrevista com Arthur Dias

Publicado em: 17/06/2019 11:05 | Atualizado em: 17/06/2019 11:52

Foto: Mandy Oliver/Esp.DP.
O Google lançou um programa para ensinar crianças as habilidades necessárias para navegar com segurança na internet. “Precisamos educar nossas crianças para que se tornem exploradores conscientes nesse universo praticamente infinito da web”, destaca o professor universitário e consultor de inovação educacional Arthur Dias. Líder do GEG Recife (Grupo de Educadores Google) , ele é mestre em Design com foco em metodologias e atividades para educação e formação de professores. Arthur também é especialista em Criação e Criatividade e tem MBA em Marketing, além de atuar em grandes redes de ensino do estado. Nesta entrevista, ele explica como a sociedade pode ajudar as novas gerações a utilizar a internet de forma criativa e segura.

Como ajudar as crianças a se tornarem exploradoras seguras e confiantes do mundo online?
Vivemos em uma era digital, onde conteúdos e informações estão ao alcance de qualquer pessoa que tenha acesso a internet. Com isso precisamos educar nossas crianças para que se tornem exploradoras conscientes nesse universo praticamente infinito da web. Como em toda e qualquer exploração, o explorador precisa ter ferramentas e equipamentos para se tornar mais confiante e fazer uma exploração segura. Através da educação digital podemos oferecer ferramentas e apresentar formas de explorar com segurança a internet e criar coisas incríveis.

O que as crianças precisam saber para se cuidarem sozinhas na internet? Primeiro, toda criança precisa ter uma supervisão direita dos pais e responsáveis do que é feito na internet, sites que acessa, pessoas com quem se conecta, conteúdos que consome. Mesmo aprendendo a navegar na internet, é preciso que as crianças entendam alguns conceitos básico de segurança digital, como, por exemplo, não colocar endereço onde mora ou onde estuda, não falar ou postar dados pessoais, evitar trocar mensagens e fotos com pessoas desconhecidas, estar atento a sites e conteúdos que são disponibilizados para download, e sempre pedir o auxílio de um adulto responsável em caso de dúvida.

Para ser incrível na internet, e tomar decisões inteligentes e aproveitar o máximo desse recurso tão necessário, o que é preciso desenvolver na criança?
Quando trabalhamos com as crianças, o uso inteligente e seguro da tecnologia, conseguimos prepará-los para aproveitar o máximo dos recursos e das ferramentas digitais. Para isso precisamos trabalhar bem alguns conceitos. Em meio à onda de fake News, por exemplo, podemos estimular as crianças a criarem seus repositórios de notícias com fontes confiáveis e, com isso, analisarem conteúdos com criticidade, compararem referências fazendo com que os estudantes pensem criticamente. Outra habilidade que é possível desenvolver é a criatividade - fazer com que as crianças utilizem ferramentas online para criar os próprios conteúdos de maneira criativa, mostrando seu ponto de vista em relação a assuntos relacionados a biologia, matemática, geografia ou história. Com isso, também conseguimos gerar mais empatia e interesse em assuntos mais complexos e gerar mais pró-atividade, pois o uso consciente da internet e dos recursos disponíveis estimula o próprio aprendizado dos alunos.

O que as crianças precisam saber para não cair em armadilhas na internet? É preciso mostrar às crianças que nem todos os conteúdos disponíveis na internet são necessariamente verdadeiros ou confiáveis, e que podem envolver ações maliciosas para roubar informações ou identidades, como a construção de perfis ou sites fakes para se passar por outra pessoa e roubar informações. Por isso é importante que as crianças e pais sempre fiquem atentos aos sites que acessam. Um cuidado básico é sempre visualizar se o site visitado começa com https://, o que indica que possui um Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro. Por isso, evitem sites que se iniciem com http:/ e nunca divulguem informações pessoais nesse tipo de site.

Você pode nos contar sobre o programa lançado Seja Incrível na Internet, lançado pelo Google?
O Seja Incrível na Internet é um programa gratuito do Google, em parceria com a Internet Keep Safe Coalition (ikeepSafe.org). É um programa ao qual qualquer escola ou educador pode ter acesso. Foi desenvolvido com o objetivo de ensinar às crianças dos 3 aos 6 anos as habilidades necessárias para navegar com segurança na internet, através de um currículo que oferece aos educadores ferramentas e métodos necessários para ensinar princípios básicos de segurança digital e cidadania na sala de aula. A iniciativa conta com o apoio do GEG, que é um programa mundial voluntário, composto por educadores para capacitar outros educadores, de todas as áreas e segmentos no que diz respeito à criatividade e à inovação para a educação. O grupo está presente em vários países. No Brasil está em quase todos os estados. Aqui em Pernambuco temos o GEG em outras cidades, como Olinda e Caruaru. Aqui no Recife eu sou um dos líderes. Tenho trabalhado na formação de educadores e na capacitação daqueles que queiram conhecer mais sobre metodologias inovadoras e levar inovação para sala de aula. Os encontros e formações do GEG são gratuitos e qualquer pessoa pode participar. Basta acompanhar nossa programação na nossa página no instagram: @gegrecife.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL