Evento

Direitos e inclusão social serão debatidos no Dia do Orgulho LGBTI

Publicado em: 19/06/2019 18:36 | Atualizado em: 19/06/2019 18:50

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Na mesma data em que é celebrado mundialmente o Dia do Orgulho LGBTI, dia 28 de junho, será realizado no Recife o I Fórum Serur Diversidade, que irá reunir especialistas da área jurídica na discussão dos direitos e inclusão das pessoas LGBTI+ em todos os setores da sociedade. 

O evento, que acontece a partir das 15h no Auditório Isaac Newton, na Ilha do Leite, é uma realização do escritório pernambucano Serur Advogados e conta com apoio da Ordem dos Advogados (OAB) de Pernambuco, Instituto Luiz Mário Moutinho e do Fórum de Empresas e direitos LGBTI . O tema esteve em pauta nacionalmente por conta da recente decisão do STF de considerar homofobia e transfobia como crime de racismo.

"A discussão sobre os direitos das pessoas LGBTI é cada vez mais necessária na nossa sociedade. O STF tomou a decisão de classificar homofobia e transfobia na lei de crimes de racismo até que o Congresso aprove sobre o tema. Ou seja, a pauta voltará a discussão. Esse Fórum da Diversidade é nossa contribuição para o esclarecimento da sociedade e o fomento desse debate tão importante”, diz Felipe Caon, coordenador do Fórum Serur Diversidade, sócio do Serur Advogados e mestre em Direito pela UFPE.

Entre os temas que serão foco do debate estão “A transfobia e o feminino numa perspectiva da violência”, com a advogada Goretti Soares, também presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB Pernambuco. E “Considerações sobre filhos de famílias LGBTTQs: a filiação para além da cisheteronormatividade”, com Carolina Ferraz, doutora em Direito pela PUC-SP e professora da Unicap. Felipe Caon irá coordenar a mesa temática “O papel do ativismo judicial na conquista dos direitos LGBTI ”, e Rebeyoncé Lima o painel “Um arco-íris na tormenta: o lugar de fala de LGBTIs na política e a garantia de direitos".

Comitê Diversidade - O Serur Advogados é o primeiro representante corporativo da região nordeste a aderir ao Fórum de Empresas e Direitos LGBT . No ano passado, o escritório assinou a carta de dez compromissos para promoção dos direitos de lésbicas, bissexuais, gays, travestis e transexuais e criou o Comitê Diversidade para promover um ambiente profissional mais igualitário. Felipe Caon coordena o comitê no Serur.

"A preocupação com a promoção de um ambiente mais igualitário vai além dos direitos LGBT. Criamos o Comitê para dar mais atenção à inclusão social e corporativa de todas as pessoas, com deficiência ou não, independentemente de idade, raça, gênero, sexualidade ou origem”, conta Caon.

Desde sua criação, o Comitê já desenvolveu várias ações na defesa da diversidade e no combate à discriminação dentro e fora do escritório, como a realização das campanhas da visibilidade lésbica, da consciência negra e da sororidade, de testes de HIV e o lançamento de uma Ouvidoria, entre outros.

PROGRAMAÇÃO DO I FÓRUM SERUR DIVERSIDADE

DEBATEDORES

Carolina Ferraz
Doutora em direito (PUC-SP), advogada e professora da UNICAP

Felipe Caon
Mestre em direito (UFPE), advogado e sócio do Serur Advogados.

Goretti Soares
Advogada, jornalista e presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PE

Helena Castro
Mestre em Ciências Criminais (PUC-RS), advogada e professora da UNINASSAU

Luciana Brasileiro
Doutora em direito (UFPE), advogada e professora da UNINASSAU

Robeyoncé Lima
Co-deputada estadual, advogada e ativista dos direitos LGBTI

Torquato Castro Jr.
Doutor em direito (PUC-SP), advogado e professor titular da UFPE
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL