Arquipélago

Oficinas artísticas-culturais marcam realização da 16ª Semana de Museus no Memorial Noronhense

Publicado em: 11/05/2018 14:37

O Memorial Noronhense participa da 16ª Semana dos Museus, promovido pelo Ibram, o Instituto Brasileiro de Museus. Entre os dias 15 e 17 desse mês, o equipamento cultural e histórico ofertará à população e visitantes atividades como oficinas de cartonaria. Nesta edição, o evento nacional aborda o tema Museus Hiperconectados: novas abordagens, novos públicos. O objetivo da Administração Geral da Ilha é levar, de forma lúdica, o conhecimento e a riqueza cultural existente no espaço cultural, cujo material produzido em oficinas será reunido e compilado em um catálogo. 

De acordo com a superintendente de Turismo, Cultura e Esportes da Ilha, Manuela Fay, a programação da Semana de Museus do arquipélago está recheada de ações, com a realização de ações educativas aos estudantes do Centro Integrado de Educação Infantil Bem-Me-Quer e da EREM Arquipélago de Fernando de Noronha. “O objetivo das oficinas é criar um espaço de reflexão acerca do tema proposto e na criação de um catálogo em formato cartonero, técnica cujo formato será construído a partir do reaproveitamento do papelão para confecções das capas”, informa Manuela. 

Segundo a superintendente, a oficina será executada pela Cartonera Do Mar, um coletivo de mulheres que utilizam a educação, arte e cultura como ferramentas indispensáveis no seu trabalho, na intenção de sensibilizar o indivíduo na interação com o mundo para sua transformação. Para isso, Como didática, serão apresentados aos alunos materiais iconográficos fornecidos pelo Patrimônio Histórico Cultural de Fernando de Noronha como suporte imagético para trabalhos autorais em pintura e fotografia realizado pelos participantes para a composição do catálogo. “Os catálogos criados nestas oficinas serão distribuídos às bibliotecas da comunidade noronhense”, destaca Manuela.

Para o Administrador Geral da Ilha, Plínio Pimentel, além das belezas naturais, Fernando de Noronha possui outra grande riqueza: a sua história. “O legado histórico do arquipélago é enorme. Grande parte desta riqueza se encontra no Museu Memorial Noronhense, bem como demais conteúdos reunidos pelo Patrimônio Histórico Cultural da ilha. Durante os três dias de evento, os jovens e crianças da Ilha terão a excelente oportunidade de aprender um pouco mais, de maneira diferente a que estão habituados”, avalia o administrador.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL